4 Dicas para contratar de forma 100% remota

Como medida para evitar a disseminação da doença COVID-19, muitas empresas adotaram o modelo de trabalho remoto para preservar seus colaboradores e familiares.

Por Revelo*

Para muitas empresas, o trabalho remoto (ou home office) não era algo tão distante. Porém, ter toda a equipe de repente trabalhando de forma remota, com certeza foi novidade para muitas delas.

Mesmo com este cenário, muitas empresas continuam aumentando seus times enquanto outras colocam o pé no acelerador para atender à demanda atual. Independente da necessidade da empresa, na hora de contratar fica uma grande dúvida: como fazer esse processo de forma 100% remota, sem nenhum contato físico com o candidato?

Neste artigo, vamos compartilhar com você 4 dicas na hora de contratar um profissional para o seu time de forma 100% remota. Acompanhe!

1) Evite muitas entrevistas no mesmo dia

Ter o primeiro contato com o candidato de forma remota é algo comum no mercado. Na plataforma da Revelo, por exemplo, de janeiro até março de 2020 foram mais de 20 mil entrevistas. Sendo que 71% delas foram realizadas de forma remota, utilizando uma ferramenta de agendamento.

É importante que você, recrutador, reserve alguns minutos entre uma entrevista e outra. Já que a conversa será 100% em ambiente virtual, esses momentos de pausa são muito importantes para manter o nível de concentração. Evite marcar muitas entrevistas no mesmo dia para que você possa ter o mesmo nível de atenção em todas elas.

2) Prepare o ambiente

Os ambientes onde o candidato e recrutador estarão na hora da entrevista pode ter um grande impacto na conversa. Envie algumas diretrizes para o candidato saber como preparar um bom ambiente para a entrevista. 

A nossa dica para isso é escolher um lugar neutro, sem muitos estímulos visuais ao fundo, isso ajuda a manter o foco durante a conversa. Também é muito importante buscar o local menos barulhento da casa, evitando ruídos que possam atrapalhar o entendimento.

3) Hora de começar sua entrevista remota

Durante a entrevista você irá também avaliar a postura e expressão do candidato. Lembre-se de pedir que o vídeo fique ligado durante toda a entrevista.

Hoje você pode contar também com testes comportamentais para te ajudar na tomada de decisão. Muitas vezes ficamos com dúvidas quanto aos valores e fit cultural do candidato. Esse tipo de teste pode trazer mais clareza quanto a estes traços, que podem ser difíceis de identificar e avaliar em uma conversa remota.

4) Próximos passos

É importante alinhar as expectativas e ter um cronograma claro do processo. Assim, o candidato pode se preparar para as próximas etapas e o recrutador tem claros os passos a seguir.

Caso o processo necessite de algum teste de habilidades, também é importante falar com o candidato sobre o conteúdo da prova assim como o prazo de entrega. Assim, o entrevistado pode se programar para entregar as tarefas na data combinada.


O processo de contratação completamente remoto irá exigir uma fase de adaptação daqueles que são os responsáveis pelo recrutamento. De qualquer forma, ele pode trazer muitos benefícios agilizando e modernizando algumas etapas do processo de contratação usado pela empresa até então. 

Ao seguir com um contratação remota, há cuidados extras para tomar. Confira no blog da Revelo o depoimento de quem começou um novo emprego em meio a esse novo cenário e prepare-se para receber da melhor forma seu novo colaborador.

Agora que você conferiu as nossas 4 dicas, se sente mais preparado para a sua próxima entrevista? Compartilhe com a gente aqui nos comentários a sua dica para recrutadores que estão contratando de forma 100% remota.

Não deixe de conferir nosso artigo com 3 dicas para tempos de trabalho remoto clicando aqui.

* Esse conteúdo foi produzido pela Revelo, parceira do Linker. 
A Revelo é a maior empresa de tecnologia do setor de Recursos Humanos da América Latina. Sua tecnologia conecta candidatos às empresas de forma ágil e humanizada, impulsionando carreiras, times e negócios. Atualmente, atende mais de 14 mil clientes no Brasil e oferece diferentes soluções, na área de Recrutamento e Seleção, para empresas de todos os setores e portes.
Quem tem conta Linker tem como benefício R$ 500,00 de desconto na primeira contratação na Revelo.

Autor Convidado

Posts relacionados

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *