Hoje temos 5 dicas para organizar seu planejamento financeiro de 2021

Cinco ações para organizar as contas com eficácia em 2021

Mesmo sabendo que não conseguimos prever tudo que irá acontecer, se organizar para o novo ano que está chegando é essencial. Alguns pontos podem te ajudar a organizar seu 2021 com mais eficácia, hoje vamos te ajudar com cinco deles.

De fato, a digitalização dos processos é algo que já estava acontecendo no mundo todo, mas com a pandemia da COVID-19, o desenvolvimento tecnológico foi acelerado, e trouxe muitas inovações.

Por isso, preparamos um artigo para você saber mais sobre essas práticas que podem fazer toda diferença no seu planejamento financeiro empresarial. Confira!

O novo planejamento financeiro empresarial

Sabemos que um bom planejamento é essencial para a saúde financeira de qualquer negócio. Até quem começou a empreender recentemente sabe que o planejamento é essencial e exige tarefas diárias para que se concretize. 

Conforme as previsões mudam, novas medidas estão sendo incorporadas pelos empreendedores, que buscam se adequar à nossa nova realidade.

Hoje temos cinco dicas de como você pode otimizar o planejamento financeiro da sua empresa. Com isso, será possível ter mais estabilidade nos momentos de crise.  

1 – Faça uma boa análise da situação atual 

O primeiro passo parece simples, mas é muito importante. Como estão as contas no momento atual?

Essas informações te darão um panorama para começar. Depois, analise os dados sobre o setor em que você atua; qual nicho está crescendo? E qual está defasado? E quais os potenciais que o mercado está apontando no momento? Essas e outras questões devem ser feitas na hora de criar o planejamento. 

2 – Busque ferramentas digitais

Atualmente, há uma série de soluções disponíveis no mercado. Desse modo, o dia a dia de empresas de todos os portes pode ser mais simples.

É possível contar com sistemas de dados, softwares de gestão, documentos digitais, dentre muitas outras facilidades. Se ainda não digitalizou seus processos, não perca mais tempo. 

3 – As fintechs são grandes aliadas do planejamento financeiro empresarial

Conte com elas! As fintechs merecem grande destaque. Pois estão inovando o setor das finanças. Por exemplo: é possível pagar contas e impostos, emitir boletos, criar links de pagamentos, e muito mais.

Há diversos serviços oferecidos de maneira totalmente digital. Além disso, é possível ter um bom panorama das movimentações. Contudo, essa visualização pode e deve ser parte do seu planejamento financeiro. 

4 – E as parcerias digitais também

Pois serviços em marketing, tecnologia da informação, logística, estrutura para e-commerce, dentre outras opções, são oferecidos pelas fintechs. Com isso, é possível contar com uma série de benefícios e parcerias que favorece o empreendedor até em outros setores da empresa.

É muito importante pensar em todas as frentes do seu negócio, para que seus clientes sintam-se seguros.

5 – Faça previsão de cenários alternativos

É possível que alguns empreendedores se sintam prejudicados em diminuir metas. Porém, é mais importante garantir os custos e o capital de giro do que pensar excessivamente nos lucros. Portanto, se o seu setor está apontando dificuldades, é hora de pensar em inovação. E se apontar para crescimento, logo as metas também podem aumentar. Mas lembre-se de considerar que o momento está delicado para correr riscos. Ou seja, agora é o momento em que vale a pena ter planos e medidas para todo tipo de situação imaginável. 

Por fim, é importante lembrar sempre de que um planejamento financeiro empresarial precisa ser estratégico. Logo, uma boa estratégia só se faz pensando em todas as possibilidades e contando com todos os recursos disponíveis. As soluções digitais estão cada dia mais práticas e fáceis, e podem fazer toda diferença na sua empresa. Conte com inovação nos seus processos e garanta mais eficiência na saúde financeira.


Hoje compartilhamos cinco ações que podem ajudar no seu planejamento de 2021. O planejamento é apenas o primeiro passo para que sua empresa tenha clareza dos pontos forte e dos pontos a melhorar.

Além do planejamento, outro ponto muito importante para as empresas é declaração do imposto de renda, veja como se planejar para isso com artigo que criamos sobre o assunto.

Confira mais artigos do blog do Linker, aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Image Lightbox Plugin
Rolar para cima

Fique por dentro


Que tal receber no seu e-mail conteúdos que podem ajudar na gestão da sua empresa?

Preencha seu nome e e-mail: