A importância de utilizar Big Data em sua empresa

Por BigData Corp.*

Big Data é o amontoado infinito de dados que resultam de atividades e transações online realizadas por indivíduos no mundo todo. 

Toda e qualquer interação gera dados. Por exemplo, um post nas redes sociais, as interações com o aplicativo da sua empresa, as atividades no seu site, os contatos feitos na sua central de atendimento, ou seja, tudo gera dados!

Todas essas ações que, individualmente podem não ter muito significado quando analisadas de maneira isolada, alimentam o Big Data. Somando e processando, essas ações podem virar informações importantes para as tomadas de decisão na sua empresa.

A tecnologia do Big Data, quando aliada à inteligência artificial, pode gerar muitas oportunidades para a sua empresa. O processamento de volumes altíssimos de dados possibilita a antecipação de problemas e, consequentemente, as suas soluções dentro das empresas.

E não só isso, os dados te ajudam a entender o comportamento dos seus consumidores. Com essas informações, equipes de BI (Business Inteligence) podem ter insights sobre como adaptar ou criar novos produtos de maneira muito mais assertiva, com maior chance de sucesso.

Isso é uma grande quebra de paradigma. Apesar do consenso de que os dados são um dos bens mais valiosos de um negócio, poucas empresas se baseiam em informações concretas para definir as suas ações e estratégias. A realidade no Brasil e na América Latina ainda é a da tomada de decisões baseada apenas em experiências prévias e no conhecimento de profissionais mais sêniores.

Por mais importante que seja essa experiência, o grande volume de dados disponíveis atualmente pode ser muito importante na hora de tomar decisões estratégicas dos negócios. Para isso, é fundamental criar dentro das empresas uma cultura data driven , ou seja, movida a dados.

Dessa maneira, processos estruturados de construção de hipóteses e suas aplicações são partes importantes do processo. Com base em Big Data, é possível fazer testes e validações dessas hipóteses para confirmar sua aplicabilidade.

Para atingir tais resultados, é necessária uma estrutura de processamento com máquinas equipadas com softwares e algoritmos criados especialmente para tratar esse enorme volume de dados. Essas ferramentas funcionam com base em premissas do raciocínio lógico humano, ou seja, são desenvolvidas a fazer o que nós faríamos, mas de maneira muito mais rápida e com menores chances de erro.

Assim, o grande benefício em utilizar Big Data é diminuir o nosso esforço em tarefas mecanizadas, liberando mais tempo para tomadas de decisões estratégicas embasadas em informações confiáveis.

Sua empresa considera os dados na hora de tomar decisões? Compartilhe com a gente nos comentários e aproveite para compartilhar com outros empreendedores como sua empresa usa esta importante ferramenta nos dias de hoje. 


* Esse conteúdo foi produzido pela BigDataCorp., parceira do Linker. 
Líder no mercado de Big Data no Brasil e na América Latina, a BigDataCorp. democratiza o acesso aos dados espalhados pela internet com um processo de captura massiva premiado no Brasil e no exterior.
Quem tem conta Linker e for novo cliente BigDataCorp. tem como benefício o dobro de volume gratuito (de 500 para 1.000 requisições por mês, por 12 meses).

Autor Convidado

Posts relacionados

1 Comment

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Image Lightbox Plugin

Fique por dentro

Que tal receber no seu e-mail conteúdos que podem ajudar
na gestão da sua empresa?

Preencha seu nome e e-mail: