Como abrir uma conta digital PJ

Nossa rotina está cada dia mais corrida e cheia de coisas para resolver. estamos cada vez mais acostumados a ter tudo na palma da mão. hoje vamos compartilhar com você como ter a sua conta pj digital de forma prática e rápida, confira!

Abrir uma conta digital PJ pode ser o que está faltando para sua empresa se organizar melhor financeiramente. Também pode ser o que você precisa para economizar tempo com burocracias mais típicas de bancos tradicionais. Se você tem um CNPJ, está mais do que na hora de abrir uma.

E se você quiser facilitar ainda mais o dia a dia financeiro da sua empresa — sem burocracias, sem filas no banco, sem ter que enfrentar trânsito —, pode escolher uma conta digital PJ para o seu negócio.

Saiba agora mesmo como abrir uma e veja quantas facilidades ela é capaz de te oferecer!

Conta digital PJ

Para administrar o dia a dia financeiro da empresa é essencial ter uma conta PJ para organizar e separar os gastos, cobranças e o fluxo de caixa do seu negócio.

Nos dias de hoje, você pode escolher uma conta digital PJ para a sua empresa LTDA. Com ela é possível realizar pagamentos, transferências, emitir boletos, realizar saques com seu cartão físico, utilizar o cartão virtual para compras online e recorrências, e muito mais.

Além de todas essas facilidades, você irá reduzir seus custos bancários, já que a conta digital PJ não tem taxa de abertura ou mensalidade. Você também pode economizar com tarifas bancárias, já que o valor cobrado por boletos e transferências é muito mais baixo.

Outro ponto importante é a agilidade que uma conta digital pode trazer para a sua empresa. Com ela, você tem tudo que precisa na palma da mão e sua conta está sempre com você. O atendimento funciona de verdade e você pode contar com um time de especialistas no assunto sempre que tiver dúvidas ou precisar de ajuda.

mas o que é uma conta pJ?

É uma conta corrente normal, mas pensada e feita para uma empresa. Isso significa que ela conta com alguns recursos que a conta PF comum não possui. Por exemplo, ela pode ter mais opções para pagamento como geração de boleto para o seu cliente.

Além disso, ela estará vinculada ao CNPJ da empresa e não ao seu CPF. Ela pode ser aberta não só pelo dono da empresa, mas também pelos sócios e representantes. Também pode ser movimentada por mais de uma pessoa, desde que essas pessoas estejam autorizadas.

Essa autorização é feita no momento em que a conta é aberta, mas tudo pode mudar ao longo do tempo. Por exemplo, um sócio que não faz mais parte da empresa pode ser retirado da lista de pessoas que podem fazer essa movimentação.

No mais, o funcionamento de uma conta pessoa jurídica é muito parecido com o de uma conta pessoa física que você já usa no seu dia a dia. Normalmente, ela conta com cartão de débito, cartão de crédito (mediante aprovação), entre outros recursos.

a importância de ter uma conta jurídica

Bom, agora vamos falar dos benefícios e dos riscos em não ter uma conta jurídica. Afinal de contas, são informações de grande importância para sua tomada de decisão.

Riscos

Entre os riscos, podemos falar de um que acontece muito: misturar as contas pessoais com as da empresa. Isso costuma gerar uma bola de neve de problemas financeiros. 

Quando não usamos contas separadas fica difícil ver com clareza o que é o lucro da empresa e o nosso lucro. A empresa deve sim te pagar um “salário”, mas ele deve ficar guardado em outra conta.

Isso se torna ainda mais grave quando essa movimentação é feita em uma conta numa empresa com muitos sócios. Um deles começa a usar o dinheiro para pagamento de gastos pessoais, provocando a perda de proteção dos bens dos demais. Por sua vez, esses bens podem sofrer uma ação judicial.

Porém, a lei já prevendo que coisas como essas costumam acontecer, deu ao juiz o poder de decidir desconsiderar a situação e encerrar o processo. Assim, os sócios poderão resolver, de forma interna, o problema. Mas com tudo isso, já deu para notar que é um problema que pode crescer e que tomará um tempo valioso para ser resolvido. Então, o melhor é manter as contas separadas. Para abrir sua empresa com segurança o ideal é contar com ajuda especializada e evitar todos os riscos possíveis.

Benefícios de ter uma conta com CNPJ

São muitas as vantagens de abrir uma conta PJ, principalmente se ela for digital. Vejamos.

Menos burocracia

Essa é, sem dúvida alguma, uma das principais vantagens de ter uma conta digital PJ. Você pode abri-la sem ter que ir ao banco, enviando toda a documentação de forma online. 

Além disso, depois de abrir, raramente você precisará se deslocar para a instituição física (se houver), pois praticamente tudo poderá ser resolvido diretamente pelo atendimento online ou por telefone.

Economia de tempo

O tempo é um dos ativos mais valiosos (ou o mais valioso) do nosso momento. Afinal de contas, o tempo “gasto” não volta, não é recuperado. Então, quanto mais tempo você puder poupar, melhor.

Uma conta digital PJ pode ser aberta em poucos minutos pelo celular. Você pode falar com uma ou um atendente pelos mais diversos canais digitais e não precisa parar o que está fazendo para isso. Na verdade, é algo que pode ser feito, por exemplo, enquanto você aguarda a sua chamada no consultório médico.

Você pode pagar as contas da empresa, fazer PIX e transferências, pedir um novo cartão, entre outras facilidades que geram economia de tempo.

Mais opções de pagamentos

Como uma conta PJ é pensada e feita para empresas, ela tem mais recursos como já falamos aqui e um desses recursos é justamente maiores opções de pagamento.

Além do PIX, TED e DOC que podemos encontrar também nas contas PF, na conta PJ, podemos achar ainda boletos e geração de links de pagamento.

Menos taxas

É comum que os bancos mais tradicionais cobrem uma taxa para abrir uma conta PJ e a mensalidade costuma ser bem mais elevada do que a de uma conta PF. Muitas vezes, o triplo do valor ou mais. 

Uma conta digital PJ, a depender do local em que você pretende abrir a sua, não cobra taxa de abertura ou mensalidades. É o caso da Linker, por exemplo.

Maior crédito

Essa é uma boa realidade e vantagem de ter uma conta PJ. Normalmente, os bancos dão maior crédito para pessoas que possuem uma conta como essa, até porque, a movimentação financeira costuma ser maior. 

Além disso, as taxas costumam ser menores. Especialmente, se você já tiver pedido um empréstimo e ter pagado tudo na data correta. É uma boa opção para os momentos de maior sufoco da empresa ou em caso de investimento para expansão.

Ação judicial

Sabia que só o fato de não ter uma conta PJ, você tem o risco de ter os seus bens pessoais em risco? Porque, em um processo judicial, pode ser que o juiz entenda que, como não há separação das contas, os seus bens pessoais se fundem com os da empresa.

Então, se a empresa vier a falir, por exemplo, e você tiver que pagar custos trabalhistas, sem uma conta PJ, os seus bens pessoais podem entrar na conta.

Maior credibilidade

O que você pensaria, por exemplo, de um fornecedor que não tem uma conta PJ? Se ele tivesse, passaria mais profissionalismo e credibilidade? Provavelmente sim! Então, você acabou de entender que ter uma conta PJ será capaz de aumentar a credibilidade do seu negócio e da sua marca dentro do mercado.

Facilita a declaração do IR

Se você recebe uma determinada renda, a partir de um valor, precisa declarar como pessoa física e, em alguns casos, também como pessoa jurídica. Quando o negócio tem uma conta própria e você tem a sua pessoa, fica muito mais fácil de preencher as informações ou de separar os documentos para a contabilidade.

conta pj também tem poupança?

Sim. A poupança vem, normalmente, atrelada à sua conta PJ, como também acontece com a conta corrente PF. E isso pode ser bem útil já que você pode mandar uma porcentagem, 20% por exemplo, de todos os ganhos para montar uma reserva de emergência para sua empresa.

Esse é um dinheiro que é necessário ter para que você e os seus sócios tenham de onde tirar quando necessário sem precisar recorrer a um empréstimo e pagar juros. É muito mais fácil do que abrir uma outra conta só para guardar esse valor.

sou obrigado a ter uma conta pj?

Não, você não é obrigado a ter uma conta PJ, mas tê-la vai facilitar e muito a sua vida e a da empresa. E, como vimos, ela também é capaz de evitar alguns problemas jurídicos que podem gerar muita dor de cabeça.

quem pode ter uma conta jurídica?

Qualquer pessoa que tenha um CNPJ ativo pode abrir uma conta PJ. Sendo assim, se você se encaixar em uma das categorias abaixo, pode abrir uma conta bancária pessoa jurídica:

  • MEI;
  • Sociedade Simples;
  • Empresa Individual;
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada;
  • Sociedade Anônima;
  • Sociedade Empresária Limitada;
  • Associações Sem Fins Lucrativos;
  • Sociedade Limitada Unipessoal.

A Sociedade Limitada, é um dos portes de empresas mais populares do Brasil, é muito mais simples que uma Sociedade Anônima (S/A) e oferece uma proteção ao patrimônio pessoal dos sócios. Já escrevemos aqui no nosso blog, um artigo sobre abertura de CNPJ caso você tenha alguma dúvida.

Para ter um CNPJ do porte LTDA, é necessário estar registrado na Junta Comercial do estado de abertura da sua empresa, para validar todos os documentos e informações.

A Junta Comercial é o órgão responsável pelo registro das atividades das sociedades empresariais. Há uma Junta em cada estado do Brasil, representando assim os habitantes de cada parte do país.

Dessa forma, se você quer abrir uma conta PJ, mas a sua empresa ainda não está formalizada ou se encontra na categoria incorreta, precisa ajustar isso antes de abrir uma. Mas é só falar com o seu contador, que ele resolve isso para você.

Com o CNPJ ativo e atualizado na Junta Comercial e Receita Federal, a sua empresa está pronta para ter uma conta PJ.

como abrir uma conta jurídica?

Se você escolher uma conta digital para a sua empresa, a abertura é mais simples do que você pensa, e sem as burocracias que os bancos tradicionais apresentam.

No cadastro, não é solicitado qualquer tipo de documento impresso, declaração de imposto de renda, histórico de receita e faturamento. É sem burocracias e papelada, de verdade!

Você não precisa se deslocar até uma agência, já que agora ela será digital. Você ganha tempo e agilidade!

O cadastro é simples e durante o processo você irá precisar de:

  • dados pessoais;
  • dados da empresa;
  • endereço de entrega para o cartão físico da sua conta digital PJ;
  • validação do seu aparelho celular.

O cadastro é feito de forma 100% digital, então você só precisa do seu celular e do CNPJ da sua empresa para realizar a abertura da conta.Você pode abrir a sua conta digital PJ agora mesmo, o Linker é um Banco Digital que nasceu para levar mais agilidade e modernizar o seu negócio. Abra a sua conta digital de forma rápida e sem papelada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Image Lightbox Plugin
Rolar para cima

Fique por dentro


Que tal receber no seu e-mail conteúdos que podem ajudar na gestão da sua empresa?

Preencha seu nome e e-mail: