Assinatura Eletrônica: 4 dicas para aproveitar ao máximo essa facilidade na sua empresa.

Assinatura Eletrônica: 4 dicas para aproveitar ao máximo essa facilidade na sua empresa.

A assinatura eletrônica é, cada dia mais, uma ferramenta essencial para agilizar o dia a dia operacional da sua empresa. Hoje, vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Acompanhe!

Por Clicksign*

A assinatura eletrônica é uma ferramenta que facilita assinaturas de documentos. De forma 100% digital, é possível captar assinaturas de quem for preciso, de forma rápida e prática.

É muito simples fazer a assinatura eletrônica, você precisa apenas de um e-mail ou SMS, acesso à internet e uma plataforma de confiança para realizar a assinatura, para que você tenha total segurança e proteção jurídica do documento assinado.

Agora vamos tirar todas as suas dúvidas sobre esse tipo de registro com 4 dicas para você começar ainda hoje a modernizar a sua empresa! Mas antes, você sabe a diferença entre assinatura eletrônica e assinatura digital?

Assinatura eletrônica x Assinatura digital

É muito importante que você entenda a diferença entre assinatura eletrônica e assinatura digital. Ambas possuem validade jurídica, mas têm dinâmicas diferentes.

A assinatura digital é feita por meio de um certificado digital, que é emitido por uma Autoridade Certificadora, que é uma entidade pública que confirma o procedimento.

Já a assinatura eletrônica, você não precisa passar por um processo de certificação, pois uma série de métodos fazem a checagem da segurança e integridade da assinatura.

Ambos os tipos são muito importantes e trazem agilidade para o dia a dia operacional da empresa. Uma das grandes vantagens é que a assinatura eletrônica tem um custo menor e mais acessível para todos os tipos de empresa, independe do segmento de atuação. 

Importante dizer que, tanto a assinatura digital quanto a assinatura eletrônica possuem validade jurídica.

Agora que você já sabe a diferença, vamos às 4 dicas! 

1 – Busque uma plataforma

Existem diversas empresas focadas em assinaturas eletrônicas no mercado. 

A nossa primeira dica é: procure uma plataforma confiável, com ferramentas e dados que trazem total garantia de que suas assinaturas sejam válidas. Além disso, busque por uma ferramenta que facilite a gestão dos documentos que precisam ser assinados e das assinaturas já concluídas. 

2 – Use a assinatura eletrônica sempre que possível

Você pode optar pela assinatura eletrônica para diversos documentos! 

Ela é aceita em grande parte das empresas e documentos que necessitam assinatura. Por exemplo, em planos de saúde, contratos de aluguel, compra e venda de produtos, notificações jurídicas, entre muitos outros serviços! Assim você irá reduzir custos e ganhar mais agilidade. 

Lembre sempre de confirma com a instituição, se eles aceitam a assinatura eletrônica. 

3 – Substitua o papel pela assinatura eletrônica

Com a assinatura eletrônica não é necessário o uso de papel em nenhum momento! Assim, você  reduz o uso de papel, o que é um ponto muito importante para ajudar a preservar árvores e reduzir o impacto na natureza.

Basta fazer o upload do arquivo em formato PDF ou .docx (Word) e depois escolher os e-mails que deseja inserir para a assinatura do documento! A assinatura pode ser feita pelo celular, computador ou tablet.

Os documentos assinados ficam também armazenados, controle que com papel é difícil de fazer e muitos documentos acabam se perdendo. Com a plataforma você verificar todos os documentos assinados e tem o controle de tudo.

4 – Facilite a gestão das assinaturas da empresa

A Clicksign, assinaturas eletrônicas com validade jurídica, lançou um novo serviço chamado Fluxia, que faz a automação e gestão dos seus contratos de forma 100% online. Através deste serviço, é possível criar um contrato por meio de um formulário e enviar, através do Whatsapp, SMS ou e-mail, o documento para assinatura.

Com isso, é possível ter todas as informações que você precisa para preencher um contrato, através de um formulário e então o documento é gerado automaticamente e já enviado para assinatura. 

Já pensou quanto tempo você e sua equipe podem ganhar apenas por não precisar fazer esse tipo de trabalho manual?


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Aproveite todas as facilidades que a assinatura eletrônica pode trazer para o seu negócio! 

* Esse artigo foi escrito pela Clicksign. A Clicksign é uma plataforma de assinatura eletrônica de documentos que torna a assinatura eletrônica simples. Constituída em 2010, foi a primeira plataforma de assinatura eletrônica do Brasil e tornou possível assinar documentos sem a necessidade de um certificado digital. É uma solução de assinatura eletrônica escalável, que atende demandas universais: serve para vários tipos de documentos, em várias experiências de assinatura, com vários fatores de autenticação.

Autor Convidado

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