Conheça as vantagens e benefícios de ser PJ

Quais as vantagens de ser PJ? Não é só você que tem essa dúvida…confira os benefícios de ter seu próprio CNPJ!

A decisão entre ser contratado no regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) ou trabalhar como PJ (Pessoa Jurídica) é um dúvida que ronda a cabeça de muitos profissionais. Cada uma das escolhas tem seus prós e contras. Como celetista, o trabalhador conta com muitas regalias (férias, 13º salário etc.). Mas quais as vantagens de ser PJ?

Neste artigo, você vai entender melhor a diferença entre esses dois modelos de contratação e conhecer mais de perto os benefícios de empreender seu próprio negócio com um CNPJ próprio. Talvez este artigo seja o que você precisava para tomar a melhor decisão para a sua carreira!

Qual a diferença entre ser contratado como CLT e ser PJ?

A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) foi criada em 1943 para regular o relacionamento trabalhista entre empresas e empregados. Assim, quem tem carteira de trabalho assinada é um celetista. O empregador precisa arcar com várias obrigações, que são vantajosas para o colaborador, tais como:

  • férias remuneradas;
  • seguro-desemprego;
  • vale-transporte;
  • Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS);
  • 13º salário.

Por outro lado, ele terá que cumprir normas da empresa, como horário e local de trabalho específicos. Já uma pessoa jurídica não tem essa relação de chefia e empregado com a empresa. O profissional abre um CNPJ (por exemplo, como MEI — Microempreendedor Individual) e estabelece com diferentes empresas contratos comerciais para prestar serviços terceirizados.

Quais as vantagens de ser PJ? Confira 5 benefícios!

Ao buscar a autonomia como empreendedor, a abertura de CNPJ é muito importante e vantajosa. Entenda por quê!

1. Pode emitir nota fiscal

Como pessoa jurídica, você pode emitir nota fiscal pelos serviços prestados. Embora para o MEI seja algo opcional em alguns casos, a emissão do documento permite que você possa prestar serviços para empresas maiores e até para órgãos governamentais. Além disso, garante que seus impostos serão calculados corretamente.

2. Contribui para pagar menos impostos

Quando uma empresa contrata um PJ, ela paga menos impostos do que se assinasse a carteira de um profissional. Já a pessoa jurídica contratada tem condições de pagar menos impostos se estiver enquadrada no regime correto.

3. Garante benefícios da Previdência Social

Para ter benefícios do INSS como trabalhador autônomo (sem CNPJ), o profissional precisará pagar 20% do salário mínimo. Ao se registrar como MEI, no entanto, esse percentual cai para 5%. Lembre-se, no entanto, que se o Microempreendedor desejar se aposentar por tempo de contribuição, será necessário pagar uma parcela complementar de pelo menos 15% ao mês.

De qualquer maneira, mesmo pagando menos ao INSS, o PJ terá direito a diversos benefícios da Previdência, como:

  • auxílio-maternidade;
  • auxílio-doença;
  • pensão por morte para dependentes;
  • aposentadoria por idade ou invalidez e tempo de contribuição.

4. Dá mais flexibilidade de horários

Diferentemente da jornada fixa de um trabalhador CLT, o PJ tem a liberdade de criar sua própria rotina de trabalho. Além disso, ele escolhe os projetos que deseja participar. Mesmo não tendo direitos a férias remuneradas, é possível organizar as finanças para tirar um período merecido de descanso.

5. Abre oportunidades de uma remuneração maior

Quando o profissional tem sua carteira assinada, sua remuneração se limita ao salário, horas extras ou comissões. No entanto, a receita de um PJ pode ser muito maior. Além disso, o que recebe das empresas não terá desconto de impostos, como imposto de renda ou INSS.

Empreender sua carreira como pessoa jurídica pode abrir um leque de grandes oportunidades. Você pode crescer profissionalmente, criar uma marca forte no mercado e gerar um patrimônio valioso — e com muito mais liberdade.


Agora que você aprendeu mais sobre a vantagem de ser PJ, confira as vantagens da Conta Digital PJ Linker. Que tal abrir sua conta gratuitamente e experimentar diversas funcionalidades criadas para você empreender com sucesso?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Image Lightbox Plugin
Rolar para cima

Fique por dentro


Que tal receber no seu e-mail conteúdos que podem ajudar na gestão da sua empresa?

Preencha seu nome e e-mail: