Mais empreendedores compartilham como estão se adaptando a nossa nova realidade

Em abril convidamos alguns empreendedores para compartilharem com a gente como estão se adaptando à nossa nova realidade. 

Hoje, mais empreendedores toparam compartilhar os desafios e aprendizados que tiveram até então. 

Acreditamos que, ao compartilhar as dificuldades e aprendizados, conseguimos caminhar juntos e dividir nossos medos e incertezas. Achamos que é muito importante não só compartilhar uma história de sucesso, mas o caminho para chegar lá. 

Por aqui você encontra empreendedores reais, porque a gente sabe que a jornada não é fácil mas, quanto mais tivermos o pé no chão mais firmes, vamos seguir em frenre. Não tem receita pronta e nem toque de mágica.

Então convidamos o Eduardo da Leoa, o Diego da Academia do Universitário e a Renata do Estudio574 para compartilharem com a gente quais desafios e aprendizados tiveram até então.

Quais mudanças foram adotadas

A pandemia da COVID-19 com certeza não estava no seu planejamento para 2020. Algo assim, imprevisível, exige ações rápidas. É momento de reação!

Para o Diego e A Academia do Universitário, plataforma digital que busca o estagiário certo para a vaga ideal de um jeito inusitado, reavaliar a forma como medir e acompanhar o andamento das tarefas tem sido uma medida muito importante. A mudança certeira e deve continuar em prática mesmo após a pandemia acabar.

Diego: A Academia do Universitário já nasceu no mundo digital, então quando se trata de time, nós conseguimos nos adaptar bem ao trabalho 100% remoto, já que estávamos todos juntos apenas 2 vezes por semana. Porém, começamos a adotar novas ferramentas e metodologias para estarmos mais conectados mesmo à distância. Checkpoints diários, feedbacks 360 digitais e tudo será levado daqui pra frente.

Pro lado dos clientes, começamos a ajudar todos os nossos clientes a lidarem com seus Super Estagiários à distância e estamos fazendo novas contratações no formato 100% digital.

Diego

Para a Renata e o Estudio574, um estúdio de design gráfico inovador, criativo e dedicado, o desafio foi conciliar atividades da casa, trabalho e filho.

Renata: A principal mudança como todos, foi trabalhar 100% de casa, dividindo as obrigações de trabalho, filho e casa.

Adotei uma estratégia de mudar um pouco os horários de trabalho para deixar a maior parte das tarefas para quando meu filho estiver dormindo. Mesmo assim não é fácil!.

Renata

Para o Eduardo e a Leoa, ferramenta que auxilia na declaração do Imposto de Renda, a política do trabalho remoto ser praticada antes da pandemia, com certeza ajudou na adaptação. O desafio foi contratar e treinar à distância!

Eduardo: As mudanças foram muito poucas. No nosso caso, boa parte do time já trabalhava de forma remota antes da pandemia, inclusive alguns fora do Brasil, e o escritório era um ponto de encontro. Com certeza esse método de trabalho nos fortaleceu para enfrentar este período, sofrendo muito pouco ou quase nada.

A maior mudança foi contratar e treinar o time de suporte à distância. Mas foi uma mudança puramente de mentalidade, e eliminação de pré-conceitos de que somente pessoas com muita experiência conseguiriam trabalhar de casa e se manterem produtivas. E, na verdade, o time de suporte está muito produtivo, aprendeu muito rápido e o atendimento está sendo muito elogiado pelos clientes.

A única penalização que tivemos foi a diminuição de liquidez no mercado de crédito, o que afetou praticamente todas as fintechs deste segmento.

Eduardo

O papel dos escritórios

Refletir sobre a necessidade de uma espaço físico para a sua empresa é um ponto muito comentado nos dias de hoje. O custo para se manter um escritório, o deslocamento dos funcionários e outros fatores fazem com que hoje a gente se pergunte: preciso mesmo de um escritório?

Para o Eduardo, o escritório virou um ponto de encontro. Para o Diego, o escritório era um lugar onde todos se juntavam apenas duas vezes por semana. Em tempos onde a Internet nos conecta o tempo todo, convidamos você para refletir sobre o papel dos espaços e quais seus objetivos.

Coloque no papel quais os pontos positivos e negativos de um escritório. Já que agora muitos estão com uma rotina de trabalho 100% remota você consegue avaliar os dois cenários com mais clareza.

Quais aprendizados tiveram até aqui

Nos últimos meses, como tivemos que nos adaptar a uma nova realidade, tivemos que olhar de forma ampla para a empresa e tomar decisões. Com isso, a lista de aprendizados é grande!

Para o Diego essa lista não para de crescer! Neste momento é importante saber identificar também algo que foi estruturado antes da chegada do coronavírus e que agora mostrou grande valor. O famoso Happy Hour também teve que se reinventar, a criatividade tomou lugar para manter o time engajado.

Diego: Aprendizado é o que não falta! Criamos um novo produto ao longo da pandemia para substituir as empresas tradicionais que não faziam a gestão dos estagiários de maneira digital, nossos clientes ficaram super abertos a contratarem Super Estagiários de forma 100% remota após o fim do isolamento. 

Nosso time ficou craque em se relacionar digitalmente, inclusive adotamos algumas boas práticas como “Cineminha AU”, onde todos nós assistimos um documentário ou filme em conjunto.

Outro ponto que nos ajudou foi o posicionamento nas redes sociais, sempre fomos muito ativos nas redes, o que ajudou a nos manter vivos durante o contexto que vivemos. 

Diego

Sabemos que o trabalho remoto não era algo estranho para muitos de nós mas ainda era uma prática pouco aplicada pelas empresas.

Muitos tinham dúvidas se as pessoas realmente iriam se comprometer e manter a produtividade e agilidade trabalhando de casa. Para a Renata o grande aprendizado é que o trabalho remoto é possível! 

Renata: É possível dar um jeito para fazer reuniões e trabalhos a distância, mesmo preferindo muitas vezes estar junto ao vivo.

E para o Eduardo, o grande aprendizado que temos até então é de que precisamos estar sempre preparados para mudanças, elas virão! 

Eduardo: O maior aprendizado é de que a mudança é a única constante em nossas vidas. É possível contratar e treinar à distância com muita qualidade.

O caixa é rei, e mesmo em momentos de abundância devemos estar preparados para uma mudança brusca no mercado.

Eduardo

Adaptar o negócio a nossa nova realidade é um grande desafio!

Sem mapa pra seguir, vamos precisar respirar fundo, arregaçar as mangas mais uma vez e colocar em ação novos planos. Compartilhe também seus planos e dúvidas nos comentários.

Queremos agradecer o Diego, a Renata e o Eduardo por compartilharem os desafios e aprendizados deste momento que estamos passando. 

Veja como outros empreendedores estão se adaptando e quais os aprendizados já tiveram até então. 

Diandra Guimarães

Head de Comunicação e Parcerias

Posts relacionados

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Image Lightbox Plugin

Fique por dentro

Que tal receber no seu e-mail conteúdos que podem ajudar
na gestão da sua empresa?

Preencha seu nome e e-mail: