Como apoiar pequenas e médias empresas?

Como apoiar pequenas e médias empresas?

Que tal fazer sua parte e apoiar pequenas e médias empresas? Descubra algumas pequenas ações que podem fazer uma grande diferença!

Todo empreendedor sabe o quanto é importante receber qualquer tipo de apoio ou ajuda. Com a pandemia e as medidas definidas para impedir o avanço da doença, muitos negócios sentiram fortes impactos na receita, especialmente pequenas e médias empresas. Todos nós podemos fazer a nossa parte, pequenas ações podem fazer muita diferença. Confira aqui como apoiar pequenas e médias empresas!

Neste artigo você vai descobrir algumas das principais atitudes que podem contribuir para o fortalecimento da atividade econômica local. Afinal, ajudar os outros também faz parte de empreender!

Qual a importância de apoiar pequenas e médias empresas?

Mais de um ano após o início da pandemia, pequenas e médias empresas ainda apresentam grandes entraves para manter suas operações. Segundo uma série de pesquisas da Fundação Getúlio Vargas (FGV) intitulada “O Impacto da Pandemia do Coronavírus nos Pequenos Negócios”, os negócios desse porte tiveram uma queda de 40% na receita. Na fase crítica, esse percentual chegou a 70%. Do total das empresas entrevistadas, 57% afirmaram ter dificuldades para manter as portas abertas.

Pequenas e médias empresas são muito mais vulneráveis a essa crise. Muitos desses negócios são familiares, têm menor fôlego financeiro para grandes períodos de pouca receita e uma influência menor nos bancos para obter crédito. Sem falar que muitas das grandes organizações já estavam bem adaptadas a estratégias alternativas de vendas, como delivery e e-commerce.

Como fazer a nossa parte?

Apesar desse cenário tão limitante, podemos sim apoiar pequenas e médias empresas e contribuir para aumentar seu fluxo de vendas. Confira só algumas ações!

Dê preferência a produtos e serviços de empresas locais

Seja para você, seja para sua empresa, quando precisar de fornecedores ou simplesmente fazer compras, considere contratar serviços ou consumidor produtos de empresas locais. Muitos optam por grandes marcas e se esquecem de que é possível encontrar itens de qualidade e bom preço e, ao mesmo tempo, contribuir para o fortalecimento desses empreendedores.

Isso também vale para compras online e delivery. Com a pandemia, muitas lanchonetes e restaurantes passaram a fornecer seus produtos usando redes sociais, aplicativos de entregas ou mesmo em uma lojinha online. Que tal dar uma força procurando bons produtos nessas plataformas?

Engaje-se com essas marcas nas redes sociais e plataformas

Uma boa forma de as pequenas e médias empresas conseguirem boa visibilidade no ambiente online é por meio do engajamento e boa avaliação. Por isso, após a compra, não se esqueça de dar uma nota e deixar um feedback positivo para o serviço prestado. Isso vale muito!

O mesmo se aplica às redes sociais. Seguir os perfis, deixar comentários e curtir postagens é uma das formas que os algoritmos da plataforma avaliam a marca como relevante.

Divulgue o trabalho

Independentemente do número de seguidores que você tenha em suas redes sociais, indique marcas locais que você tenha apreciado. Essas indicações são muito preciosas e podem render diversos clientes para essas empresas.


Percebeu como que, por meio de pequenas ações, é possível apoiar pequenas e médias empresas?  Todas elas estão tentando enfrentar a crise e se adaptando a essa nova realidade. Com a atitude certa, podemos contribuir para o fortalecimento dessas marcas, mesmo nesse cenário atual tão complicado.

Gostou do nosso artigo? Então leia nosso post especial sobre o que é uma fintech e conheça mais sobre esse universo incrível e inovador!

Abra uma conta no Linker e entenda como nós apoiamos pequenas e médias empresas!

Dora Abrahão

Redatora

Posts relacionados

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Image Lightbox Plugin

Fique por dentro


Que tal receber no seu e-mail conteúdos que podem ajudar na gestão da sua empresa?

Preencha seu nome e e-mail: