linker bank banco pj

Como as empresas podem se preparar para 2022

Precisando de ideias preparar o sucesso do seu negócio em 2022? Confira algumas dicas para sua empresa decolar!

É muito animador ver a garra e a resiliência do empreendedor brasileiro, apesar da recente crise em que o país — e o mundo — mergulhou. Ao longo de dois anos de pandemia, com perdas e muitas lições aprendidas, chegamos a 2022 com otimismo e experiência. Então, não é hora de desanimar, mas sim de se preparar para o próximo período de maneira estratégica.

De olho nas tendências do mercado, as empresas precisam implementar ou consolidar ações que contribuam para o crescimento do negócio. E nós estamos aqui para compartilhar com você alguns dos principais aspectos para iniciar esse planejamento, que merecem a atenção do empreendedor nesse momento.

Planejamento financeiro

organização das finanças do negócio é a base de tudo. É verdade que esse assunto pode ser um pouco confuso para muitos empreendedores, mas ter suas finanças bem organizadas vai ajudar a direcionar as ações da sua empresa e a tomar decisões mais acertadas. Então, o primeiro passo é separar as finanças do negócio das contas pessoais. Esse é um erro de muitas PMEs, mas não é difícil de corrigir.

O primeiro passo é abrir uma conta jurídica para a sua empresa e usá-la exclusivamente para as movimentações do negócio. O segundo passo é avaliar quais serviços, benefícios, produtos de um banco PJ irão funcionar para o dia a dia da sua empresa. E na questão da organização financeira por centro de custo, ter cartões corporativos por área é algo fundamental, não acha?

Por que ter cartões corporativos por área?

Para que o crescimento de uma empresa seja organizado e saudável, é fundamental contar com serviços bancários que facilitem o dia a dia de quem empreende e de todas as pessoas que trabalham na sua empresa. E com o Multicartões do Linker, a sua empresa tem o apoio que precisa para fazer a gestão de gastos de cada área de maneira ágil e fácil.

6 motivos para ter os Multicartões Linker para a sua empresa.

Multicartões Linker
  • Emita diversos cartões adicionais em sua conta, sendo eles físicos ou virtuais.
  • Coloque nomes personalizados para cada um dos cartões adicionais emitidos.
  • Controle de orçamento e gastos de cada cartão pelo App ou Internet Banking.
  • Tenha extratos organizados e controle contábil por centro de custo, projeto, times ou sócios.
  • Os cartões adicionais são em anuidade: é gratuito emitir um cartão virtual adicional e pague apenas o valor da emissão do cartão físico extra.
  • Enquanto os cartões físicos são perfeitos para compras em estabelecimentos, os cartões virtuais podem ser usados em compras online e assinaturas recorrentes.

Outras ações importantes no planejamento financeiro

  • Calcular custos de produção.
  • Listar as despesas fixas.
  • Definir uma margem de lucro.
  • Precificar produtos e serviços de forma correta.

Crédito mais barato

As projeções para a expansão de crédito para 2022 são mais complexas, o que exige mais atenção do empreendedor. Embora a expectativa seja de que o saldo de crédito dos bancos aumente 9,4%, a alta dos juros por causa da inflação mais acentuada tornará empréstimos e financiamentos mais onerosos.

Nesse cenário, é importante que os empreendedores sejam estratégicos na busca de crédito e sempre se planejem para encontrar as opções que melhor funcionam para a sua empresa.

Organização de processos

Processos em empresas pode parecer um conceito abstrato. Todo negócio tem processos, mas nem sempre eles são padronizados ou bem organizados, não é? Essa falta de estrutura pode gerar transtornos, desperdícios, atrasos nas entregas e perda de qualidade de produtos e serviços.

Mas o seu objetivo como empreendedor é ganhar admiração e relevância com o seu público e clientes. Por isso, defina processos claros em cada setor do seu negócio, desde a organização do estoque até o faturamento e a logística. Toda a equipe precisa conhecer esse fluxo de ações, e otimizá-las sempre que necessário, ok?

Uma dica importante para otimizar os processos da empresa é o gestor sempre estar aberto à sugestões dos colaboradores que estão na execução das tarefas. Como esses colaboradores colocam a mão na massa, são eles os que mais conhecem os pontos fortes e os gargalos dos processos e, assim, podem contribuir de forma eficaz com ideias para um dia a dia mais ágil e menos oneroso.

Tendências no seu mercado de atuação

A pandemia impactou de formas bem diferentes cada segmento de mercado. Ao passo que algumas áreas recuaram, outras ganharam força. Além disso, a restrição da mobilidade também motivou a transformação digital em diversas atividades, ou seja, se adaptar ao cenário ainda de incertezas é fundamental.

Essa mesma atenção também deve ser dada ao cliente. Foque no comportamento e nas necessidades do consumidor. Então, não deixe de fazer pesquisas e manter um relacionamento próximo com seu público. Mantenha-se antenado nas tendências e organize seus processos, assim o seu negócio terá melhores resultados.

E nós do Linker, estamos aqui para ser o seu banco parceiro. Abra a sua conta e conheça!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima

Fique por dentro


Que tal receber no seu e-mail conteúdos que podem ajudar na gestão da sua empresa?

Preencha seu nome e e-mail: