Programa de compliance

Como implementar um programa de compliance?

O programa de compliance alivia os riscos de não conformidade e prevenção a fraudes. Confira o passo a passo para implementar um programa de compliance eficiente.

O sucesso do programa de compliance depende de uma junção de fatores a serem considerados, fundamentais para a execução e disseminação da importância do cumprimento do programa, como: a disposição dos colaboradores e a cultura organizacional da empresa.

Aqui no Blog do Linker, já explicamos o que é compliance, e hoje, vamos compartilhar com vocês os principais passos para a implementação de um programa de compliance eficiente:

Mapeie os riscos

Entenda seu negócio e tenha um bom conhecimento sobre ele. Saber quais problemas podem ocorrer no mercado de acordo com o segmento que atua, bem como entender quais os potenciais riscos de desvio de conduta seus colaboradores podem estar sujeitos. 

Deve-se entender os processos, competências, colaboradores e qualquer parte interessada afetada pela decisão da empresa. Avalie seu orçamento e necessidades específicas, o programa deve estar inserido no seu contexto social e econômico, cada programa é único.

Estabeleça um plano de ação

Defina os papéis e as responsabilidades. Para que haja sucesso no desenvolvimento do programa, é necessário ter uma área responsável pela condução e acompanhamento do mesmo. De forma estratégica, deve-se designar também a quem se aplicam os termos.

É necessário ter uma área que possa agir de forma autônoma, independente e imparcial. Dotada de recursos financeiros, materiais e humanos. Necessária apenas, o reporte à alta administração. Esses funcionários também precisam de capacitação regular para estar atualizados com as leis que regulamentam o setor.

Código de ética e conduta

O código de ética deve ter expresso os valores e cultura adotados pela empresa. Com intuito de disseminar a cultura de integridade, o código de ética e conduta, descreve a missão da empresa, sobre quais valores está pautada e qual comportamento espera de seus colaboradores.

De forma simples, clara e assertiva, o documento não pode deixar possibilidades de interpretações dúbias. Os colaboradores devem se orientar a respeito de quais condutas devem ser praticadas e quais atitudes não serão toleradas dentro da empresa.

Canal de denúncia

O compliance não tem um dono, o compliance é um tema de todos na organização, portanto para a manutenção do programa de compliance e eficácia do código de conduta, a empresa deve criar um canal de denúncias, meio pelo qual todo colaborador possa fazer o registro de desvios cometidos.

Todos os colaboradores devem ter certeza que toda denúncia sobre condutas irregulares, será levada a sério e não causará retaliação. Divulgue quais comportamentos não são esperados, para que o procedimento para denúncia seja transparente, com as etapas e responsabilidades de cada colaborador envolvido.

Comprometimento da alta administração

Para construir um programa eficiente, é fundamental o envolvimento da alta administração. É essencial que a cultura de ética venha de exemplo de cima para baixo, com uma conduta condizente aos valores e comportamentos expressos no código de ética. 

O apoio da alta administração pode ser visto como um patrocínio ao desempenho do programa de compliance. É necessário um investimento na área, para que os procedimentos possam ser realizados de forma eficaz, mas o patrocínio vem também em forma de apoio. A alta administração pode disseminar a importância do cumprimento dos valores éticos estabelecidos.

Treinamento e comunicação contínua

É importante que seus colaboradores sejam treinados periodicamente para a avaliação positiva da efetividade do programa de compliance. O treinamento engaja e reforça o comprometimento da empresa com os valores expressos no código de ética e conduta, além de deixar sempre alinhado a preocupação com o desempenho dos colaboradores.

A aplicação de treinamentos promove e multiplica o conhecimento acerca da empresa e seus valores. Esse treinamento deve abranger a todos os colaboradores da empresa, incentivando a cultura de integridade e dando conforto aos colaboradores sobre o comportamento desejado e possíveis penas em casos de descumprimento.

Sistema de monitoramento

Uma avaliação frequente do programa também é necessária para que se tenha ganhos reais. A ação de monitoramento e acompanhamento do programa é fundamental para identificar irregularidades, e preencher lacunas abertas por possíveis desatualizações.

Através do acompanhamento pode se avaliar se a cultura de fato está inserida na organização e quais os comportamentos precisam ser reforçados como valores esperados. Nem todo ato antiético é necessariamente tomado de forma proposital a infringir as leis gerais e normas internas, podemos atribuir também a falta de conhecimento dos colaboradores.


Implementar um programa de compliance pode ser visto como uma ação de alto investimento, mas vale lembrar que cada programa é único e deve ser pensado de acordo com a situação de cada empresa.

O programa pode levar a empresa a altos ganhos, tornando o investimento inicial efêmero, pois estar em conformidade garante uma reputação limpa da sua empresa, o que pode auxiliar no ganho de investimentos e parcerias, trazendo a médio, ou longo prazo, um possível aumento de fornecedores e clientes. 

Gostou do nosso conteúdo? Confira outras dicas para a sua empresa no Blog do Linker.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Image Lightbox Plugin
Rolar para cima

Fique por dentro


Que tal receber no seu e-mail conteúdos que podem ajudar na gestão da sua empresa?

Preencha seu nome e e-mail: