Mudar o nome da empresa.

Como mudar o nome da empresa

Está pensando em mudar o nome da empresa? Saiba quando isso é necessário e como funcionam os trâmites.

Uma das primeiras e principais estratégias de posicionamento da marca no mercado é a escolha do nome. No entanto, muitos empreendedores percebem com o tempo que essa primeira decisão não foi a mais acertada, de modo que decidem mudar o nome da empresa.

Essa ação é conhecida também como rebranding e pode ocorrer por diversos motivos. Neste artigo, você vai entender algumas das razões que podem levar o empresário a fazer essa mudança. Saiba também como fazer esse procedimento!


Qual a diferença entre razão social e nome fantasia?

Quando falamos em “nome da empresa”, é importante pontuar o que tecnicamente é isso. Juridicamente, existem dois “nomes” que são escolhidos na abertura do negócio: a razão social e o nome fantasia.

A razão social é o nome jurídico do negócio, que fica registrado em contratos e outros documentos legais. Por exemplo, quando você abre uma conta PJ, esse é o nome cadastrado. Dada sua importância, é mais burocrático para fazer qualquer mudança.

Já o nome fantasia é aquele conhecido por todos, que pode ser igual ou não à razão social. Assim, é essa marca que fica na fachada do estabelecimento, que identifica a empresa aos olhos do público. Esse é, portanto, o mais importante do ponto de vista de posicionamento da marca.

Por que mudar o nome da empresa?

A mudança pode ocorrer por vários motivos. Por exemplo, pode ser que o modelo de negócios, o público ou a própria identidade da marca tenha mudado desde sua abertura, de modo que o nome atual pode não mais representá-la adequadamente.

Muitas vezes ocorre de o nome inicial ser muito difícil ou confuso para o público, isso acontece quando o empreendedor quer rebuscar demais. Assim, o ideal é ser algo fácil de falar, lembrar e escrever.

Também pode acontecer de o empresário descobrir que o nome dele já pertence a outra empresa, e a mudança se tornar necessária.

Como fazer essa alteração?

Se você deseja mudar o nome da empresa, é preciso decidir se vai alterar a razão social ou o nome fantasia. Esta segunda opção é muito mais simples, uma vez que não vai alterar o nome que está presente em contratos, certificados digitais e em outros registros jurídicos.

Se você for MEI (Microempreendedor Individual), o processo é simples. Basta entrar no portal Empresas & Negócios na aba Empreendedor > Já sou MEI e clicar em Atualização Cadastral de MEI.

Para as demais empresas, na mesma plataforma há a opção para a Redesim, com opções para as pessoas jurídicas fazerem alterações cadastrais. Como a alteração é apenas do nome fantasia, basta enviar o DBE com evento 221 (alteração do título do estabelecimento).

Lembre-se de que se sua empresa tiver registro no Sefaz do seu estado, junta comercial, cartório de registro de pessoas jurídicas e em certificados digitais, é preciso renovar o cadastro nas respectivas instituições. 

Daí então, basta fazer uma campanha bem elaborada para apresentar a nova marca ao seu público. Normalmente, mudar o nome da empresa é uma ação que vem acompanhada de uma nova identidade, o que inclui logotipos revisados, por exemplo.


E para começar essa nova etapa, que tal abrir uma conta PJ inovadora, gratuita e sem burocracia para o seu negócio aqui no Linker? Se você mudou o nome do negócio e seu cadastro está desatualizado, você também pode conversar com nosso atendimento e fazer as alterações. É bem fácil!

Dora Abrahão

Redatora

Posts relacionados

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Image Lightbox Plugin

Fique por dentro

Que tal receber no seu e-mail conteúdos que podem ajudar na gestão da sua empresa?

Preencha seu nome e e-mail: