Como o Linker ganha dinheiro?

A revolução no sistema financeiro brasileiro possibilitada pelas fintechs tem tido um grande destaque nos últimos anos. O Linker, por sua vez, é uma instituição de pagamento que não só participa dessa revolução, como também escolheu um público comumente negligenciado pelas instituições financeiras: os empreendedores.

Nascemos com a missão de criar algo inovador para as empresas brasileiras, de ser a conta PJ feita de empreendedor para empreendedor. Para isso, trabalhamos dia a noite para trazer soluções financeiras que tenham:

Acessibilidade da conta na palma da mão

Usamos a tecnologia a nosso favor, e por isso, a conta Linker está disponível em aplicativos (iOS e Android) e também no internet banking. Assim, o empreendedor tem acesso à conta dele no seu dispositivo preferido: no celular, no tablet ou no computador.

Isso traz conforto, economia e muita rapidez na execução de qualquer operação que os clientes queiram realizar.

Atendimento ágil e qualificado

Uma empresa que pensa na melhor experiência para seus clientes investe em um atendimento de qualidade. E é por isso que o Linker traz fácil acesso aos nossos especialistas.

Não há a necessidade de enfrentar fila na agência e nem a dificuldade de encontrar o seu gerente. Nosso time de atendimento está disponível no chat, e-mail, WhatsApp e nas redes sociais.

Tarifas extremamente atrativas

Sabemos o quanto uma mensalidade para manutenção de conta pode pesar no fluxo de caixa de uma empresa. E não só isso, altos custos em transferências, boletos e anuidade de cartões também atrapalham o equilíbrio financeiro de qualquer negócio.

Por isso, o Linker nasceu com tarifas baixas e transparentes.


Nesse post queremos mostrar como, com uma experiência melhorada, o Linker consegue oferecer um ótimo serviço aliado a tarifas reduzidas.

Por sermos uma instituição de pagamento que opera totalmente apoiada na tecnologia, nossa estrutura de custos é bem menor do que a de um banco comum: não possuímos agências físicas e o número de funcionários é mais enxuto.

Trabalhamos com esses 3 pilares como base na geração de receita do Linker:

1. Dois serviços que você só paga quando usa

Quando um cliente emite um boleto e o mesmo é compensado, há a cobrança de uma tarifa de R$ 2,00. Isto significa que, mesmo com a conta zerada, é possível emitir um boleto, pois a tarifa é cobrada no momento em que o valor cai na conta Linker.

O segundo serviço principal que apresenta tarifa é a transferência. Quando você envia dinheiro da sua conta Linker para um outro banco também é cobrada uma tarifa de R$2,00.

A tabela completa está disponível no nosso site.

2. Uso dos cartões Linker

O uso do cartão, tanto virtual quanto físico, é feito através de um sistema que chamamos de “adquirência”. Maquininhas são adquirentes, por exemplo. Mas também temos as adquirentes virtuais, que são onde passamos os dados do nosso cartão para fazer compras ou assinaturas online.

Os estabelecimentos contratam esse serviço de adquirência para poder receber pagamentos com cartão, e por este contrato, eles pagam uma taxa. Essa taxa varia de acordo com o adquirente, e é redirecionada em 3 fatias.

A primeira delas fica com a própria adquirente, ou seja, com a empresa da “maquininha”. A segunda fatia fica com a bandeira do cartão utilizado na compra. E a terceira fatia fica com o Linker, no papel de emissor do cartão, de onde sai o dinheiro seja na função débito ou o crédito.

Então, o uso do cartão do Linker é gratuito para os empreendedores, mas é outra fonte de receita para o nosso negócio. Quem paga pelo serviço é o estabelecimento onde a compra é feita, através das tarifas pagas aos adquirentes.

3. Volume

As duas fontes de receita anteriores acabam tornando nosso negócio possível através da quantidade, então é por isso que o fato de sermos uma empresa de tecnologia faz do Linker uma empresa viável: se temos podemos chegar a milhões de clientes sem precisar aumentar tanto o nosso custo com instalações, pois fornecemos plataformas online em vez delas.


Tudo isso está alinhado com a nossa missão: facilitar o dia a dia financeiro dos empreendedores. Quanto mais empresas estiverem usando a nossa conta PJ e economizando com tarifas mais justas, mais o Linker gera receita. Então, o nosso sucesso é o sucesso dos nossos clientes.

Isa Teixeira

Supervisora de Customer Experience

Posts relacionados

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *