Como o Marketing Digital pode ajudar o seu negócio

Você já deve ter ouvido algumas vezes sobre quanto o Marketing Digital pode ajudar o seu negócio a ter sucesso. E não é coincidência, esse assunto não sai de moda. Por isso, anunciar em canais digitais não pode ser mais encarado como “o futuro da publicidade”, já é o presente!

Há diversas estimativas de que o investimento global em publicidade em canais digitais pode já estar superando o volume investido em mídias tradicionais. E, com as mudanças que o mundo tem passado por conta da pandemia da Covid-19, a tendência é que o Marketing Digital ganhe ainda mais espaço.

Isso não quer dizer que a publicidade em canais tradicionais como: TVs, revistas ou jornais tenha deixado de funcionar. Mas eles não têm os benefícios que a tecnologia traz para o Marketing Digital: as opções praticamente infinitas de segmentação, alocar o investimento de maneira flexível e a possibilidade de medir tudo.

Vantagens do Marketing Digital

Uma das grandes vantagens do Marketing Digital é servir para todo e qualquer empreendedor, em qualquer estágio de negócio, independente da capacidade de investimento. Você pode começar, por exemplo, exibindo anúncios em palavras-chave super específicas na busca do Google e ir incrementando a sua estratégia digital aos poucos, aumentando o volume de investimento e testando os resultados de outras mídias.

Plataformas de mídias digitais como o Google Ads e Facebook Ads permitem atingir o seu público ideal através de uma série de ferramentas e tudo isso com o controle total do seu investimento. As campanhas podem ser limitadas a um investimento diário, um valor máximo de CPC (Custo por Clique) ou CPM (Custo por Mil Impressões) e podem ser segmentadas para públicos-alvo bem pequenos. Assim, não há desperdício de dinheiro ao veicular anúncios para quem provavelmente não tem interesse no seu produto ou serviço.

E, como dois terços da população brasileira têm acesso à Internet, o potencial de alcance das campanhas é enorme! O ritmo acelerado de vendas de smartphones tem sido um fator importante para a democratização da tecnologia no nosso país e aponta uma tendência para que cada vez mais, mais pessoas estejam conectadas.

Essa adoção traz dois benefícios importantíssimos para as ações de Marketing Digital:

  • Mais possibilidades de segmentação: quanto mais as pessoas usam aplicativos, fazem compras e navegam em redes sociais, maiores são os filtros e recursos para entregar os anúncios certos para as pessoas certas
  • Maior alcance: quanto mais pessoas navegando na Internet, maior é o público-alvo disponível para ser atingido com as suas campanhas

Por isso, configurando as ferramentas para atingir a segmentação ideal, faz com que o alcance do seu público-alvo seja muito mais efetivo e barato do que se você estivesse usando alguma mídia tradicional. E, ao contrário de formatos de publicidade em massa, o Marketing Digital possibilita aos empreendedores diversificar o seu plano sem que o orçamento necessário seja proibitivo.

Além de se adequar à realidade da sua empresa, a publicidade digital também possibilita fazer diversos testes controlados para encontrar a melhor composição de mídias e formatos. Por exemplo, ao invés de concentrar todo o orçamento em um anúncio de revista, você poderia criar campanhas menores em busca e redes sociais.

Dessa maneira, seria possível medir os resultados de cada ação e distribuir o investimento de maneira mais eficiente. As próprias plataformas de anúncios fornecem uma série de métricas que facilitam as tomadas de decisão, sempre dando a visão completa do desempenho das campanhas.

Todo esse conjunto de ferramentas traz o poder de decisão para quem realmente importa: o empreendedor. A maior parte dos serviços é estruturada de maneira que você possa criar, gerenciar e acompanhar as campanhas da sua empresa. Além disso, o mercado dispõe de diversos profissionais e agências prontos para te ajudar a alcançar mais clientes com o Marketing Digital.

Então, que tal conhecer um pouco mais das duas principais plataformas de publicidade online?

Google Ads

É a plataforma de anúncios do Google, abrange uma série de espaços publicitários que podem ser utilizados pela sua empresa. Quando foi criado, o Google Ads se chamava AdWords e era restrito aos anúncios pagos dentro da busca.

Mas isso mudou. Passados alguns anos, a plataforma foi crescendo e hoje tem diversos tipos de formatos de publicidade como:

  • Rede de pesquisa
  • Rede de display
  • Google Shopping
  • Vídeo
  • Apps
  • Discovery

Com uma só conta de anúncios, sua empresa pode ter presença em uma série de sites ou apps em que seu público-alvo costuma visitar.

Quer conhecer um pouco mais sobre o Google Ads? criamos esse artigo super completo sobre o assunto.

Facebook Ads

Com o crescente uso das redes sociais, a plataforma de anúncios do Facebook é uma excelente ferramenta para alcançar o público-alvo correto e de maneira flexível. E, como faz parte do mesmo grupo, o Instagram também tem seus espaços publicitários comercializados na plataforma Facebook Ads.

Você pode impactar os seus clientes em diversos posicionamentos e formatos como:

  • Feed
  • Stories
  • Vídeos
  • Pesquisa
  • Mensagens
  • Aplicativos

E ainda pode contar com diversas formas de segmentação com dados demográficos, interesses, comportamentos e audiências customizadas.

Quer saber mais sobre Facebook Ads? não deixe de conferir esse artigo super completo que criamos.


Mas Marketing Digital não é só mídia paga

Além das excelentes ferramentas disponíveis no Google Ads, a busca orgânica do Google também pode trazer inúmeros benefícios para o seu negócio. Utilizando técnicas de SEO (Search Engine Optimization), você pode aumentar o alcance e o tráfego do seu site sem ter que pagar por cada clique.

É um trabalho mais a longo prazo e que, normalmente, exige produção de conteúdo. Escrever sobre seus produtos e serviços em um blog é uma excelente dica para aumentar as possibilidades de ter a sua empresa encontrada em buscas orgânicas.

Duas ferramentas importantes para quem está começando a produzir conteúdo são:

  • WordPress: uma ótima plataforma para criar um blog. Você pode instalá-lo gratuitamente no seu servidor ou contratar um plano de hospedagem específico para isso.
  • Search Console: ferramenta gratuita do Google, é excelente para você acompanhar o desempenho do seu site em buscas orgânicas.

Além disso, as redes sociais são ótimas vitrines para o seu negócio. Perfis atualizados recorrentemente ajudam muito a manter os seus produtos e serviços em exposição para o seu público-alvo.

E não precisa estar em todas as redes, mas sim nas que fazem sentido e cabem na rotina da sua equipe. É melhor focar naquela que tem mais sinergia com o seu negócio do que estar presente em todas elas e gerar pouco ou nenhum conteúdo.

E-mail Marketing

Fazer envios de e-mail marketing é outra maneira interessante de manter os seus clientes próximos da sua empresa. Para isso você precisa manter a sua base atualizada e utilizar uma ferramenta para gerenciar os disparos.

MailChimp é gratuito para um volume pequeno de disparos e os planos são progressivos: quanto mais envios a sua empresa faz, mais você paga. É um ótimo serviço para começar gastando pouco (ou até mesmo nada), pois possui templates prontos de e-mails para diferentes ações de marketing e métricas para você acompanhar a perfomance das suas campanhas.


Por último, mas não menos importante: Medir tudo

Uma das maiores vantagens do Marketing Digital é a possibilidade de mensurar todas as ações, sejam elas em mídia paga ou orgânica. Então, é imprescindível ter ferramentas que te ajudem a entender o que está funcionando e o que não está.

Por isso, o Google Analytics é obrigatório desde o momento em que o seu site vai para o ar. Assim como o Firebase é um recurso importantíssimo para o seu aplicativo.

Além de serem duas das melhores soluções de web analytics do mercado, são gratuitas e podem fornecer diversas informações sobre o comportamento dos suas usuários enquanto navegam no seu site ou app.

Com eles, você tem dados gerais sobre a sua audiência como a quantidade de acessos, qual a origem desse tráfego, quais páginas foram mais visitadas, quais ações foram executadas durante a navegação e mais uma série de informações importantíssimas para as suas tomadas de decisões.


Para muitos empreendedores o Marketing Digital pode ser algo novo, o mais importante é não ter medo de se aventurar!

Use o próprio meio digital para buscar o máximo de informação sobre todas as possibilidades. Ficou com alguma dúvida sobre como fortalecer a sua marcar com o Marketing Digital? compartilhe com a gente nos comentários, estamos aqui para te ajudar.

Rafael Barbosa

Head de Marketing

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