Como pensar fora da caixa na sua empresa?

Como pensar fora da caixa para sua empresa?

Para se destacar, o empreendedor precisa pensar fora da caixa e buscar novas soluções. Saiba como!

Em meio a uma pandemia, o empreendedor precisa ter criatividade para alcançar o sucesso e, ainda assim, agradar seus funcionários de home office. É preciso pensar fora da caixa. Apesar do clichê, essa ideia pode ser a base para estratégias inovadoras, que podem determinar o crescimento do seu negócio.

Mas como aprender a ser criativo e inovar? Não se trata apenas de um dom natural ou intuição. Quem sai dos padrões e corre o risco, pode atravessar um horizonte de muitas oportunidades. 

O que é pensar fora da caixa?

A origem dessa ideia está no jargão de língua inglesa “thinking outside the box” (pensando fora da caixa), proposto por consultores nas décadas de 70 e 80 com o intuito de promover formas de pensar mais inovadoras, que vão além do tradicional padronizado. A partir daí, esse movimento correu o mundo.

Embora não se possa identificar ao certo um nome por trás da criação do termo, afirma-se que a ideia foi inspirada em um jogo chamado de “Desafio dos Noves Pontos”, criado pelo teórico de negócios John Adair, em 1969.

A dinâmica era simples: nove pontos eram desejados dentro de um quadrado e o jogador precisava ligá-los usando apenas 4 linhas retas. Na solução, era necessário ir além dos limites do quadrado, porém, a tendência natural do jogador sempre o levava a não ultrapassar a moldura, mesmo sem haver essa regra. Daí a ideia de pensar fora da caixinha.

Quais as vantagens de enxergar além do óbvio?

Quando deixamos de lado os padrões já praticados pelo mercado, podemos encontrar soluções inovadoras, analisando os problemas por ângulos distintos. Além disso, o empreendedor pode encontrar oportunidades para expandir o negócio ou até atender novas demandas. 

As soluções desenvolvidas com base na inovação e criatividade também fazem com que a felicidade e o bem-estar dos seus funcionários sejam sua força de trabalho, aprimorando o clima organizacional. Então, conheça alguns passos práticos que você pode tomar para pensar fora da caixa a partir de agora!

Como fazer isso?

Ideias inovadoras precisam de um terreno fértil para crescer. Por isso, é preciso que você esteja atento a oportunidades e se exponha a situações enriquecedoras. Saiba como!

Fique atento ao que ocorre ao seu redor

Na rotina de uma empresa, é natural que estejamos sempre correndo para alcançar prazos. No entanto, tenha calma e atenção para perceber o que acontece no ambiente onde você está. Isso ajuda a gerar ideias produtivas e inovadoras. 

Busque novas experiências

Experimente novos lugares, culturas, alimentos, viagens, idiomas e atitudes. Esse tipo de diversificação estimula sua criatividade.

Duvide de suas respostas e convicções

Precisamos reconhecer que existem outras formas de pensar que também são boas. Quando nos desprendemos de nossas convicções, nos abrimos para novas ideias.

Pratique a criatividade

A criatividade é como um músculo que precisa ser exercitado. Então, foque em pensar de forma criativa e tenha concentração e consistência ao fazer isso.

Interaja

Ao entrar em contato com várias pessoas, com vivências e conhecimentos distintos, você pode gerar insights que vão ajudá-lo a pensar fora da caixa.

Fique atualizado com o mercado

Apesar dos desafios que os empreendedores enfrentam hoje, existem muitas soluções inovadoras surgindo. Ficar atento ao que acontece pode motivar você e sua equipe a renovar as forças e aprimorar seus processos. 

Dê tempo para si mesmo

A pressão diária pela produtividade pode limitar nossa capacidade criativa e nos deixar presos na mesmice. Por isso, às vezes, precisamos apenas parar e descansar para as ideias fluírem. 


Com as constantes mudanças que ocorrem hoje, ultrapassar seus limites e visualizar novas alternativas é uma prática de suma relevância para a sobrevivência das empresas. E você? Já pensou fora da caixa hoje?

Aqui no blog do Linker temos muitas outras dicas! Acesse nosso conteúdo e saiba mais.

Dora Abrahão

Redatora

Posts relacionados

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Image Lightbox Plugin

Fique por dentro


Que tal receber no seu e-mail conteúdos que podem ajudar na gestão da sua empresa?

Preencha seu nome e e-mail: