O que é compliance?

Compliance: O que é e qual a importância para sua empresa?

O programa de compliance serve para criar mecanismos para aliviar e monitorar riscos, visando a garantia do bom funcionamento da empresa, além da preservação da sua integridade e reputação.

A implementação de Programas de compliance vêm se destacando como uma valiosa e importante ferramenta para avaliação e alívio de riscos de não conformidade e prevenção a fraudes. Além de ajudar no aperfeiçoamento das operações e proteção da reputação das empresas.

A implementação desse programa tem como fator principal atender a Lei de prevenção à lavagem de dinheiro e Anticorrupção – Lei nº 12.846, em vigor desde janeiro de 2014.

As políticas de compliance não são restritas ao combate à corrupção e crimes financeiros, o programa deve assegurar às empresas que elas estejam em conformidade com as demais legislações vigentes. Como, por exemplo, a de conhecer seus parceiros e colaboradores, alcançando também valores éticos e comportamentais.


O que é compliance?

O termo vem do inglês “to comply with”, que significa “estar em conformidade”. Desse modo, uma empresa que estabelece um programa de compliance, mostra estar interessada em agir de acordo com as leis vigentes no nosso país e a própria política interna.

Sendo assim, uma empresa dedicada ao compliance incentiva gestores, funcionários e parceiros a agirem de acordo com as leis que regulamentam nossa sociedade e no segmento de atuação.

Para que serve um programa de compliance?

Hoje, independente do tamanho, ou segmento da empresa, é uma realidade assuntos como fraudes e corrupção, gerados por falta de ética e transparência. Por isso, um programa de compliance efetivo pode diminuir esses riscos.

O programa de compliance vai servir para criar mecanismos para mitigação e monitoramento de riscos, visando a garantia do bom funcionamento da empresa e preservação da sua integridade e reputação.

Entenda aqui como implementar um programa de compliance eficiente.

Compliance na era digital

O programa de compliance pode romper fronteiras, aproximar culturas e mercados, além de unificar valores de forma mais rápida, com campo amplo e abrangente.

O avanço dos meios tecnológicos possibilitou ao programa de compliance obter mais ferramentas para o alívio dos riscos, comunicação e propagação de uma cultura de integridade.

Contamos hoje com plataformas especializadas em compliance, que auxiliam empresas a manter a boa reputação, por meio de um sistema que analisa, mitiga, monitora e protege suas operações e seu funcionamento através de treinamentos e capacitação de seus colaboradores. 


O compliance pode levar a empresa a altos ganhos, tornando o investimento inicial efêmero, pois estar em conformidade garante uma reputação limpa da sua empresa, o que pode auxiliar no ganho de investimentos e parcerias, trazendo a médio, ou longo prazo, um possível aumento de fornecedores e clientes. 

Gostou do nosso conteúdo? Confira outras dicas para a sua empresa no Blog do Linker.

Weliton Oliveira

Posts relacionados

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Image Lightbox Plugin

Fique por dentro


Que tal receber no seu e-mail conteúdos que podem ajudar na gestão da sua empresa?

Preencha seu nome e e-mail: