Conheça o financiamento para empresas com receita previsível

Por Andre Wetter, Cofundador da a55*

O financiamento para empresas com receita previsível é uma linha de crédito que também pode ser encarada como um tipo de capital de giro.

Nessa modalidade de crédito a empresa recebe o valor contratado em troca de uma pequena porcentagem ou valor de sua receita recorrente mensal ou anual.

Este financiamento é voltado para empresas com modelos de negócios com receita previsível como:

  • CRMs – Gestão de relacionamento com o cliente
  • ERPs – Sistemas integrados de gestão
  • PDVs – Plataforma de ponto de venda
  • SaaS – Software como serviço
  • HaaS – Hardware como serviço
  • PaaS – Plataforma como serviço
  • IaaS – Infraestrutura como serviço
  • ISPs – Provedores de internet e telefoniaServiços de agências de mídia digital e impressa
  • Assinaturas de academias, entretenimento entre outras • Clube de assinaturas com entregas periódicas
  • Serviços mensais como condomínio e aluguel

De maneira geral, a receita dessas empresas tende a ser constante por meses ou até mesmo anos. Neste sentido, os credores identificam essa receita previsível como um ativo que gera garantia para o financiamento.

Essa é uma alternativa ideal para empresas que buscam um crescimento acelerado, mas já contam com uma base de clientes consolidada e faturamento considerável. Quer entender mais? Continue lendo!

Como funciona o financiamento?

Tudo começa com uma análise de crédito. Nesta análise avaliam-se diversos dados da
empresa em questão, principalmente a base de atuais clientes recorrentes, o índice de perda de clientes (churn), e como a empresa planeja adquirir novos clientes. Na sequência estuda-se o risco e a possibilidade de viabilizar o crédito com base na previsibilidade da receita futura da empresa analisada.

Diferente de um empréstimo tradicional, o montante do valor disponível no financiamento é baseado nas receitas da empresa, e não necessariamente em seu balanço patrimonial ou outros ativos. O pagamento também é mais flexível, uma vez que é calculado com base em um pequeno pedaço do faturamento da empresa.

Outra característica é que enquanto o faturamento se mantém estável é possível refinanciar o valor da operação, mantendo o montante emprestado como se fosse uma carência do financiamento.

Por que escolher o financiamento para empresas com receita previsível?

Menor burocracia

Tudo é executado com mais facilidade, menos burocracia e menos tempo. A composição de garantia também é mais rápida e eficiente — o seu fluxo de receitas futuras atua como a própria garantia. Além disso, é possível adequar os valores emprestados de acordo com as demandas de crescimento do negócio.

Assim, os empréstimos podem ser maiores, suas cláusulas são menos restritivas, e as garantias mais viáveis para o seu modelo de negócio.

Otimização do fluxo de caixa

A gestão financeira de uma empresa de receita recorrente depende, acima de tudo, do fluxo de caixa. O problema de muitas empresas é que podem ocorrer descasamentos de caixa em certos períodos, ou ser necessário pagar os fornecedores de maneira antecipada. Para cobrir essas necessidades, o financiamento para empresas com receita previsível serve para resolver a questão de forma mais duradoura.

É possível aumentar os limites do financiamento até uma alavancagem máxima de 6.0x vezes a receita recorrente mensal da empresa tomadora (ou seja, se uma empresa fatura R$ 100 mil mensalmente, ela pode ter um limite de crédito de até R$ 600 mil).

Maior liberdade

O empreendedor detém do controle da sua empresa e os investidores não vão atuar no comando do negócio. Ao invés disso, a empresa acumula os juros pré-fixados mensais com a opção de refinanciar as parcelas mensalmente, pelo mesmo período ao da amortização (pagamento) do empréstimo.

Maior flexibilidade

A empresa pode contar com diversos desembolsos e não precisa receber todo recurso de uma só vez. A empresa usa o capital à medida que precisa, até atingir seu limite de crédito reduzindo drasticamente o gasto com juros em volumes não utilizados.

Custo

Por se tratar de um financiamento com lastro não performado e baseado somente na receita futura, seu custo é mais elevado do que soluções que têm garantias mais firmes, como ativos tangíveis (carros, imóveis) e cash collateral (depósitos como garantia ou investimentos com alta liquidez como garantia).

Por outro lado, comparando-o com outras soluções como o crédito “fumaça” (que não tem recebíveis performados) ou factoring o custo é reduzido, dado o enfoque na previsibilidade de receita e na possibilidade de compartilhar ou dividir o faturamento futuro.

Sem prejudicar sua relação com clientes

O financiamento para empresas com receita previsível utiliza um modelo que não influencia na relação com os seus clientes como factorings e bancos, que utilizam recebíveis como garantia e normalmente fazem notificações aos clientes da cessão dos recebíveis.

Disponibilidade de soluções complementares

Além do próprio dinheiro obtido, o financiamento para empresas de receita previsível pode ser aliado a diversas soluções de gestão financeira. É o caso de contar com soluções que facilitem a cobrança dos clientes ou um B.I. para dados referentes ao fluxo de caixa.

Contar com uma plataforma dá maior transparência para o financiamento uma vez que fica mais fácil de acompanhar os pagamentos, entender como está a situação das garantias e ver o montante ainda em aberto.

Como saber se esta modalidade é boa para minha empresa?

É indispensável perceber que essa não é uma alternativa válida para todos os negócios.

Esta é uma escolha para quem atua com base em receita previsível. Se o seu negócio oferece um software por um preço mensal, por exemplo, é um ótimo candidato para recorrer a um financiamento baseado na receita previsível.

É por essas características que o financiamento para empresas de receita previsível é ideal para os negócios que desejam crescer, fazer novos investimentos e aumentar o alcance de mercado.

Como será o processo para solicitar um financiamento assim?

Para conseguir solicitar um financiamento baseado na receita previsível é preciso ter um bom controle do faturamento da empresa. Isso pode ser feito via integrações com sistemas de gestão ou integrações bancárias onde é possível medir o faturamento da empresa.

Uma boa solução ainda oferece um dashboard intuitivo e ferramentas que auxiliam o controle dos investimentos recebidos, como é o caso da plataforma da a55 para a linha MRR.

Então, sabemos que para avançar em um tipo de financiamento como este, é preciso recorrer a uma opção qualificada. No Brasil, a fintech a55 é pioneira nesta modalidade. Além de ter um time altamente capacitado, o negócio oferece um processo ágil que entende o seu modelo de receita previsível.

*Esse conteúdo foi produzido pela a55, parceira do Linker. A a55 é a primeira fintech na América Latina que usa informações de receita e transações para disponibilizar linhas de crédito e viabilizar o crescimento de empresas da nova economia.
Com financiamento inteligente, BI de recebíveis, integrações bancárias e cobrança integrada a a55 opera no Brasil e no México desde 2018, tem mais de 40 colaboradores, e já fez 500 operações para mais de 50 empresas.


Autor Convidado

Posts relacionados

2 Comments

  • Como funciona

    • Olá Fábio!

      O financiamento para empresas com receita previsível é uma linha de crédito que também pode ser encarada como um tipo de capital de giro. Com isso, é feita uma análise de crédito. A partir dela, a base de atuais clientes recorrentes, o índice de perda de clientes, e como a empresa planeja adquirir novos clientes são levados em consideração. Na sequência estuda-se o risco e a possibilidade de viabilizar o crédito com base na previsibilidade da receita futura da empresa analisada.
      Diferente de um empréstimo tradicional, o montante do valor disponível no financiamento é baseado nas receitas da empresa, e não necessariamente em seu balanço patrimonial ou outros ativos. O pagamento também é mais flexível, uma vez que é calculado com base em um pequeno pedaço do faturamento da empresa.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição!

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *