Descubra 7 dicas para abrir sua empresa com segurança

Quem deseja empreender precisa se formalizar para trazer mais profissionalismo para o negócio. Para isso, é essencial saber como abrir empresa com segurança.

Existem diversas decisões que devem ser tomadas antes de iniciar o processo de regularização, já que elas influenciam nos trâmites necessários e obrigações empresariais.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com dicas rápidas para ajudar a abrir a sua empresa com toda a segurança necessária para criar um negócio de sucesso. Acompanhe!

1. Faça um bom planejamento

Para começar, você precisa fazer um bom planejamento do negócio. Essa medida envolve a definição do objetivo da empresa, a pesquisa de mercado e a definição de estratégias para conquistar o seu espaço com o público. 

Aqui, também é preciso pensar em questões como estrutura necessária, contratação de mão de obra e aquisição de insumos, como matéria-prima e equipamentos de trabalho, além de outros custos. Somente assim, você conseguirá planejar o orçamento para investir no negócio. 

2. Decida todas as características da empresa

A abertura da empresa envolve alguns trâmites burocráticos que estão relacionado a decisões importantes sobre como funcionará o seu negócio. Dessa forma, alguns itens que devem ser avaliados são:

  • Formato jurídico: trata-se do enquadramento da empresa como sociedade limitada, anônima, EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) e outras opções;
  • Regime tributário: influencia nas obrigações fiscais da empresa e pode ser Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real;
  • Porte da empresa: relacionado ao faturamento, o que pode enquadrá-la como Microempresa (ME), Empresa de Pequeno Porte (EPP) etc. 

3. Defina o capital inicial e o capital de giro

Se o plano é abrir empresa com segurança, o capital inicial e o capital de giro são fundamentais para não ter imprevistos e garantir um bom controle financeiro. O primeiro trata-se do valor necessário para que o negócio comece a funcionar e está relacionado ao planejamento.

Por outro lado, o capital de giro é o valor necessário para manter a empresa funcionando a longo prazo, garantindo a continuidade do negócio. Assim, tudo isso deve ser definido antes de iniciar as atividades para evitar imprevistos e conseguir manter as atividades. 

4. Verifique os documentos necessários

Um dos pontos fundamentais para abrir empresa com segurança é entender quais são os documentos exigidos. Eles variam de acordo com a atividade exercida e o local das atividades, já que podem ser exigidas autorizações específicas para o funcionamento da empresa. Para facilitar, pesquise quais são os documentos exigidos, como:

  • alvará de funcionamento;
  • licença ambiental;
  • certificado de conformidade do Corpo de Bombeiros;
  • registro ou licença da vigilância sanitária.

5. Realize os trâmites burocráticos

Depois de definir todas as questões anteriores, é preciso realizar os trâmites burocráticos para abrir a empresa após conseguir toda a documentação necessária. Alguns podem variar de acordo com as características do negócio, mas algumas exigências comuns são:

  • solicitar o CNPJ;
  • registrar a empresa na Junta Comercial;
  • solicitar o alvará de funcionamento;
  • solicitar a Inscrição Estadual.

A Junta Comercial é um órgão estadual, então é importante verificar qual é a responsável na sua localidade, por exemplo:

  • São Paulo: Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP);
  • Paraná: Junta Comercial do Paraná (JUCEPAR);
  • Minas Gerais: Junta Comercial do estado de Minas Gerais (JUCEMG).
  • Rio de Janeiro: Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (JUCERJA);
  • Rio Grande do Sul: Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JUCISRS).

6. Abra uma conta PJ

A gestão empresarial exige a realização de diversas transações financeiras para enviar e receber os pagamentos necessários. Para isso, a melhor alternativa é abrir uma conta para pessoa jurídica, já que ela é desenvolvida para atender às necessidades da sua empresa e ajuda a separar as despesas pessoais e empresariais.

7. Tenha um contador para abrir empresa com segurança

Para colocar todas as dicas anteriores em prática e iniciar os trâmites para abrir uma empresa, procure apoio profissional de um contador. Isso acontece porque ele tem o conhecimento necessário sobre o mercado, os tipos empresariais, os impostos e taxa que precisam ser pagos, os regimes tributários e as normas legais que devem ser observadas para garantir a regularidade do seu negócio.

Assim, ficará mais fácil encontrar as melhores soluções para abrir empresa com segurança, seguindo a legislação trabalhista e garantindo as escolhas mais adequadas para a sua estratégia de negócio. 


Agora que você já conhece as nossas dicas, que tal encontrar as melhores soluções para ter uma conta empresarial? Acesse o nosso site e veja como o Linker pode ajudar!

Linker

A conta Linker é 100% digital e gratuita, com abertura rápida e sem burocracia. Cartões em nome da sua empresa sem anuidade e sem análise de crédito.

Posts relacionados

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Image Lightbox Plugin

Fique por dentro

Que tal receber no seu e-mail conteúdos que podem ajudar
na gestão da sua empresa?

Preencha seu nome e e-mail: