Descubra como abordamos tecnologia no Linker

Em agosto de 2019 começamos o processo de construção da API Linker e, consequentemente, a consolidação dos nossos serviços internos.

Nesse momento foi necessário criar a nossa arquitetura de software, ou seja, a organização de nossos serviços e também das guias que vão definir como vamos resolver os problemas futuros da empresa.

Um dos nossos objetivos é ser um hub que conecta o empreendedor a todos os serviços que ele possa precisar de forma rápida e transparente. Isso nos coloca em uma situação em que precisamos ser flexíveis para agilizar integrações, escaláveis para trabalhar com uma quantidade grande de usuários e acima de tudo precisamos ter estabilidade para que os clientes Linker não fiquem sem acesso ao nosso sistema quando mais precisarem.

Imagem de linhas de código em um computador. Tecnologia usada por programadores.
Linhas de código

Assim, optamos por seguir para uma arquitetura de microsserviços. Isso nada mais é do que um conjunto de pequenos softwares onde cada um cuida apenas de um aspecto da operação da empresa. Com microsserviços fica fácil pensar em cada parte do processo como um universo completamente separado dos outros. Assim, temos flexibilidade para atacar cada problema com a melhor técnica e ferramenta de acordo com a necessidade.

Com essa parte resolvida seguimos para a escolha da linguagem de programação. Quando falamos desse tipo de escolha precisamos levar em consideração vários aspectos de negócio e não apenas a tecnologia. Tendo isso em mente decidimos escolher python como nossa linguagem principal.

Linguagem de programação

O python foi a nossa escolha por causa de sua flexibilidade e especialmente pela sua facilidade. Além disso o python também possui uma comunidade extremamente ativa, documentação abrangente e extensa variedade de bibliotecas. Em relação ao nosso front-end optamos por seguir com React, uma tecnologia com qualidades muito semelhantes ao python (flexibilidade, comunidade, documentação, etc.) e ferramenta padrão de gigantes da tecnologia como Facebook, AirBnB, Uber e outros.

Como qualquer outra empresa de tecnologia, temos diversas outras ferramentas que utilizamos no dia a dia sempre levando em consideração, na hora da escolha, qual a melhor ferramenta possível para resolver cada problema.


Gostou de saber um pouco mais sobre as tecnologias que adotamos aqui no Linker? Elas dão vida a todas as nossas soluções e funcionalidades. Conheça mais sobre elas clicando aqui.

Raphael Rosa

Posts relacionados

1 Comment

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *