Ihvy decidiu se dedicar integralmente a sua startup, Receita Digital, e hoje compartilha um pouco da sua jornada empreendedora. Confira!

Histórias de Sucesso: Ihvi e a Receita Digital

Em 2018, Ihvi decidiu se dedicar integralmente a sua startup, Receita Digital, e hoje compartilha com a gente um pouco da sua jornada empreendedora.

Por 10 anos Ihvi trabalhou em empresa pública, onde chegou a ocupar a função de Gerente Geral sendo responsável por 5 agências diferentes. Em 2017, após participar de um Startup Weekend, nasceu a Receita Digital, uma Healthtech, voltada para resolver os problemas do setor de saúde.

Depois que comecei a me envolver com empreendedorismo e inovação, passei por diversos programas de aceleração, como o Founder Institute e Conecta Startup Brasil, da Softex com o MCTIC.

Ihvi Aidukaitis
Foto da Ihvy Aidukaitis
Ihvi Aidukaitis

Ihvi concluiu um curso de extensão em Smart Cities e Indústria 4.0 em 2019, colaborando também com o capítulo de saúde do livro: “Smart Cities | Cidades Inteligentes nas Dimensões: Planejamento, Governança, Mobilidade, Educação e Saúde”. No mesmo ano, Ihvi assumiu o mandato como presidente da Associação Brasileira de Startups de Saúde, (ABSS).

Hoje, Ihvi está imersa no universo do empreendedorismo, inovação e startup, sendo também mentora e líder de comunidades. Confira a entrevista completa sobre a sua jornada empreendedora e algumas dicas valiosas para quem escolheu ter o seu próprio negócio, assim como ela

Como Tudo Começou

Linker: Como nasceu a Receita Digital?

Ihvi: Sempre fui havy user e early adopter de tecnologia e comecei a me interessar sobre o tema tecnologia e inovação , em 2017, quando a minha cidade (Niterói/RJ) recebeu um evento de tecnologia da TechStarts chamado Startup Weekend, que é uma maratona de ideação de negócios com o objetivo de validar uma ideia de negócios em um fim de semana.

Neste evento nasceu a Receita Digital, a partir de uma necessidade pessoal. Morando em uma cidade e trabalhando em outra, eu tinha dificuldades em encontrar com a minha médica em horário comercial para renovar a receita de um medicamento que tomava há 3 anos.

Estava passando exatamente por este processo durante o evento, até que a pergunta veio na minha cabeça: “em pleno 2017, em um mundo onde transações bancárias de milhões de reais são feitas eletronicamente, porque as receitas médicas ainda são em papel?”.

A ideia surgiu ali, e a Receita Digital, foi a vice-campeã do 1º Startup Weekend Niterói/RJ.

9 meses depois desse evento, troquei o emprego público pela startup, onde estou até hoje.

Logo da healthtech Receita Digital.
Logo da healthtech Receita Digital

Linker: Como o Linker ajuda no dia a dia da Receita Digital?

Ihvi: Ouvi a Ingrid falar sobre o Linker e resolvi experimentar. Se tem uma coisa que funciona bem no Linker é o atendimento. O processo de abertura de conta é o mais fácil que já vi, e o atendimento é SEMPRE excepcional.

Um exemplo foi quando trocamos a razão social da nossa empresa. A troca no Linker levou 20 minutos, e tudo por WhatsApp. No outro banco, lá se vão 45 dias, documentos impressos, assinados e escaneados, uma tentativa de fraude na nossa conta, e a razão social antiga ainda aparece na conta.

Além disso, o cartão de crédito pré-pago é simplesmente essencial para qualquer empresa no começo de jornada. A maioria das empresas novas e startups não faturam o suficiente para passar por análise de crédito. Em contrapartida, grande parte dos serviços que consumimos são contratados online, com cartão de crédito. Como resolver? O cartão pré-pago do Linker, que debita direto do saldo da conta. Esse é o maior uso que fazemos da conta e o que mais amamos!

Desafios de Empreender

Linker: O que você descobriu sobre empreender que ninguém te contou antes?

Ihvi: Empreender é muito difícil e às vezes muito solitário. Então, sempre que puder, compartilhe suas dores, dúvidas e desafios, com quem entende o que você está passando.

De todas as teorias que você vai ouvir falar ao longo da sua jornada, apenas uma é sempre verdadeira: o melhor caminho para ter sucesso é conquistar os seus clientes. O resto é acessório.

Linker: E quais os planos para o futuro da Receita Digital?

Ser uma das top 10 healthtechs do Brasil até 2022.

Linker: Se você pudesse compartilhar algo com todos os empreendedores do Linker, o que seria?

Ihvi: “Você precisa de alguém que te dê segurança, senão você dança”. Construa sua rede de apoio e confiança.

Empreender é difícil, mas não precisa ser mais difícil do que já é. Escolha pessoas e empresas de confiança para enfrentar essa jornada com você.


A história empreendedora da Ihvi e da Receita Digital é muito inspiradora e, com certeza, as dicas que foram compartilhadas são muito valiosas para quem está começando.

Construir uma rede de apoio é muito importante e ficamos felizes em saber que o Linker é um parceiro financeiro que oferece o suporte necessário na jornada da Receita Digital!

Quer conhecer mais histórias como a Ihvi e da Receita Digital? Não deixe de conferir todas as Histórias de Sucesso aqui no Blog do Linker!

Diandra Guimarães

Head de Comunicação e Parcerias

Posts relacionados

2 Comments

  • Tive o prazer de fazer a pré-aceleração do Founder Institute com a Ihvi. Durante o programa sempre se demonstrou preocupada não só com a jornada dela, mas com a jornada dos colegas tb, fazia ficar mais leve, passando dicas e suas experiências. Desistir é palavra que não existe em seu vocabulário. Parabéns por ser essa pessoa com muita empatia e guerreira. Desejo sucesso para vc e para a Receita Digital!

    • Que incrível seu relato sobre a Ihvi, Renato! Determinação é um dos caminhos para o sucesso! Obrigado por estar aqui no blog com a gente!

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Image Lightbox Plugin

Fique por dentro

Que tal receber no seu e-mail conteúdos que podem ajudar
na gestão da sua empresa?

Preencha seu nome e e-mail: