Histórias de Sucesso: Leandro e o Instituto CEO do Futuro

Conheça Leandro e sua jornada empreendedora com o Instituto CEO do Futuro.

Leandro sempre teve o empreendedorismo por perto. Com 13 anos de idade, seus pais compraram uma pequena loja de doces e quando percebeu, Leandro estava praticamente todos os dias por lá acompanhando as atividades do dia a dia da empresa como: compra de mercadoria, venda e reposição de estoque. 

Desde cedo Leandro buscou explorar todas as possibilidades que surgiram na sua carreira profissional, o espírito empreendedor estava sempre presente e Leandro colocou a mão na massa aceitando todos os desafios dos lugares onde passou: desde seu primeiro estágio em uma repartição pública até sua atual atividade como especialista tributário em uma multinacional. 

Muita coisa mudou quando Leandro conheceu sua atual esposa que na época era voluntária no Instituto CEO do Futuro. Logo Leandro se tornou voluntário também ajudando com a parte tributária, jurídica e financeira da ONG. Movido à novidades, Leandro acredita que o terceiro setor é cheio de desafios, vencer a desconfiança que existe sobre o setor é um deles assim como levantar recursos para manter a operação e entregar sempre o melhor para mudar a vida de centenas de jovens todos os anos como a do Robson Amorim hoje autor do livro Dedique-se mais, Reclame menos ou Karen Nogueira, hoje apresentadora e palestrante. 

Hoje Leandro se divide entre a ONG e sua atividade profissional principal e contou pra gente um pouco mais sobre a história do projeto e sua jornada empreendedora. Confira:


Linker: Como nasceu o Instituto CEO do Futuro?

Leandro: Em 2001, um grupo de executivos foi reconhecido com o prêmio “CEO do Futuro” que reconhece potenciais CEOs pela Revista Você S.A. e pela agência de recrutamento Korn/Ferry. Eles tinham o sonho de realizar um projeto social para desenvolver jovens e após quase dois anos criando o modelo de negócios e regulamentação da ONG, nasceu o Instituto CEO do Futuro em 2002.

Inicialmente a ONG teve como foco o desenvolvimento de adolescentes do Ensino Médio, através de um programa anual com 10 participantes, cujo objetivo era inspirar estudantes de escolas públicas a persistirem na escolha da carreira e na busca de uma vaga nas universidades desejadas. Psicólogos, engenheiros, administradores e outros profissionais se uniram neste desafio que resultou na aprovação de alguns destes adolescentes em universidades públicas. 

Em 2006, a diretoria da ONG decidiu que poderia melhor contribuir focando no segmento de estudantes universitários, pois os estudantes do Ensino Médio não estavam no momento de vida mais adequado para receber o conteúdo que era oferecido. Esta mudança também foi motivada pela necessidade de compartilhar com os jovens as necessidades reais das empresas de hoje, levar o lado prático do dia a dia além do teórico, passado pela formação acadêmica.

O sistema de ensino atual não prepara completamente os jovens brasileiros para as exigências que encontrarão no mercado de trabalho. As expectativas de seus futuros empregadores mudaram e é necessário buscar uma formação mais completa além daquela essencialmente acadêmica para que estes jovens possam competir entre si e com pares de outras regiões do mundo.

“O principal objetivo social passou então a ser elevar a empregabilidade dos jovens universitários brasileiros, através de um programa de desenvolvimento pessoal e profissional totalmente gratuito, composto por encontros presenciais e um projeto social extraclasse: o “Programa Academia de Talentos”

Leandro Faria

Linker: Quais os planos para o futuro do Instituto? 

L: Hoje atendemos por volta de 100 jovens todo os anos e queremos expandir o atendimento! 

Atuamos na maior cidade da América Latina, São Paulo e as pessoas que mais precisam de oportunidades aqui em São Paulo têm mais possibilidades que os jovens que estão no interior do estado ou do país. Então queremos chegar nestes jovens que estão no interior do Norte, Nordeste, Centro- Oeste, Sudeste e Sul do Brasil.

“Acreditamos que podemos mudar a vida das pessoas e melhorar o nosso país através da educação.”

Leandro Faria

Linker: Como o Linker ajuda no dia a dia do Instituto hoje? 

L: O Linker é a melhor solução para emissão de boletos para recebimento de doações. Além do atendimento que é muito solicito.

Linker: O que você descobriu sobre empreender que ninguém te contou antes?

L: Empreender é a arte de realizar, não importa a dificuldade.

Linker:  Se você pudesse compartilhar algo com todos os empreendedores do Linker, o que seria?

L: Pessoas são o ativo mais importantes e difícil em qualquer trabalho. 

Cuide bem das relações. Não importa a tempestade serão elas que vão te ajudar a realizar o seu sonho.

Gostou da história do Leandro? Confira outras histórias de sucesso aqui no Blog do Linker!

Diandra Guimarães

Head de Comunicação e Parcerias

Posts relacionados

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *