Equipe de fundadores da EdTech Colmeia.

Histórias de Sucesso: Mateus e a Colmeia

Aos 18 anos, Mateus se viu empreendendo pela primeira vez. Hoje ele compartilha conosco a sua jornada empreendedora e um pouco mais sobre seu novo negócio, a EdTech Colmeia.

Mateus sempre se identificou com o empreendedorismo. Um ano em uma empresa de consultoria tradicional já foi o bastante para que ele definisse que seu caminho era fazer acontecer criando o seu próprio negócio!

Após iniciar sua formação superior em Engenharia de Produção, Mateus entendeu que sua busca por conhecimento também seria de forma independente e então buscou logo começar sua própria empresa. Mateus fundou a sua primeira startup, que acabou não dando certo. Sem desanimar, logo partiu para um novo negócio a Colmeia, startup de intermediação de aulas particulares.

“Acabei me dando conta também que o curso de graduação não faz tanta diferença na hora de empreender, existem algumas outras soft-skills que pesam muito mais do que qualquer graduação.

Mateus Lenza

Na Colmeia Mateus é CFO (Chief Financial Officer) — Diretor financeiro, mas acaba fazendo de tudo um pouco, já que na startup todos colocam a mão na massa. Há 1 ano e meio, Mateus virou COO (Chief Operating Officer) — Diretor de Operações, e agora é responsável pela parte operacional e comercial da Colmeia.


Linker: Como nasceu a Colmeia?


Mateus: A Colmeia nasceu da dificuldade que os pais tinham de encontrar professores de
qualidade para ajudar seus filhos com reforço escolar.

Muitos professores autônomos não conseguiam clientes, por que não sabiam onde procurar por eles e do outro lado muitos pais, que precisavam do serviço de reforço escolar para seus filhos, dependiam da indicação de conhecidos para encontrar um professor.

Assim nasceu a Colmeia, para auxiliar nesse encontro entre ambas as partes.

Logo da Colmeia, startup que quer transformar o ensino e o
aprendizado no mundo.
Logo da Colmeia, startup que quer transformar o ensino e o
aprendizado no mundo.

Linker: Como o Linker ajuda no dia a dia da Colmeia?

Mateus: Lembro que em 2017 havia visto um anúncio sobre uma startup americana que
estava fazendo muito sucesso, chamada BREX. Era basicamente um cartão de crédito focado em startups criado por dois brasileiros. Desde então sempre fiquei pesquisando uma solução similar aqui no Brasil até que em 2019 encontrei o Linker.

Sempre tive problemas com limites de cartões dados pelos bancos tradicionais. Na época, havíamos acabado de levantar R$ 1,5 milhões em investimentos, possuíamos o dinheiro na conta e nenhum banco aumentava o nosso limite, pois, estavam de olho em outras métricas que não faziam o menor sentido para nós.

Desafios de Empreender

Linker: O que você descobriu sobre empreender que ninguém contou antes?

Mateus: Fazer um MVP (Produto Minimamente Viável) foi uma das coisas que a gente pecou bastante na Colmeia. No início não estávamos muito familiarizados com o método Startup Enxuta, portanto, acabamos tentando fazer um produto final muito bem-acabado, com atenção nos mínimos detalhes. Depois vimos que foi tudo uma perda de tempo, e que poderíamos ter feito algo muito mais simples para resolver a dor dos nossos clientes e incrementar o produto aos poucos, baseado nos comentários dos usuários.

Linker: Se você pudesse compartilhar algo com todos os empreendedores do Linker, o que seria?

Mateus: Uma das coisas que a gente aprendeu logo no início da Colmeia foi que tentar
desenvolver outros produtos, ou desfocar muito do seu nicho é ruim para uma empresa que busca escala no futuro.

Pode parecer muito sedutor a ideia de agregar mais um produto nos períodos
iniciais e ganhar mais receita com isso, porém, isso pode acabar atrapalhando muito a
tração do produto principal no longo prazo.

Linker: Quais os planos para o futuro da Colmeia?


Mateus: Atualmente estamos muito focados no ensino online, antigamente não
acreditávamos no potencial que poderíamos ter migrando 100% para o online, a gente tinha uma certa resistência.

Com a pandemia, tivemos uma necessidade de nos adaptar e rápido, em menos de uma semana. Toda essa mudança tem sido bem positiva para nós desde então.


Muito legal saber um pouco mais sobre o Mateus e a Colmeia, ambos cheios de aprendizados para compartilhar com outros empreendedores. Obrigado Mateus e desejamos muito sucesso para você e sua empresa!

Gostou da história do Mateus e da Colmeia? Confira outras Histórias de Sucesso aqui no Blog do Linker!

Diandra Guimarães

Head de Comunicação e Parcerias

Posts relacionados

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *