Imposto de Renda para empresas: tudo que você precisa saber

O Imposto de Renda para empresas é um assunto que gera muitas dúvidas nos empreendedores. Afinal, quando se trata de tributos, temos uma variedade de regras a serem cumpridas e, dependendo do tipo de empresa, elas podem ser bem diferentes.

Hoje vamos te mostrar tudo o que você precisa saber para prestar as contas da sua empresa de forma simples e correta. Continue lendo!

O que é o Imposto de Renda para empresas?

O Imposto de Renda é um tributo federal cobrado de todas as pessoas físicas ou jurídicas do país. É necessário pagar uma porcentagem da sua renda para o governo federal ou estadual, ou ambos. Tudo depende da jurisdição, que é poder do Estado ao aplicar uma lei com o objetivo de deixar tudo dentro das regras e leis propostas por ele. Ou seja, se a sua empresa teve um faturamento de R$ 10.000,00, por exemplo, uma pequena parcela desse valor deve ser retida ou direcionada para a Receita Federal do Brasil (RFB). Porém, existem diversos elementos que você deve saber antes de pagar uma guia. Vamos mostrar um pouco mais sobre isso nos próximos tópicos.

O que o empresário precisa saber sobre o assunto?

Diferente das pessoas físicas,  as empresas têm algumas particularidades quando o assunto é Imposto de Renda para empresas. A primeira coisa que o empresário tem que ter em mente é que o valor a ser pago vai depender, principalmente, do seu regime de tributação. Ou seja, se a sua empresa está no Simples Nacional, Lucro Real ou Presumido.

Acredite, isso pode mudar bastante o valor pago no final de um período. Por isso, é preciso estudar bastante o regime de tributação com o seu contador antes de escolher.

Além disso, o empresário também precisa saber que uma simples falha na apuração ou pagamento do seu Imposto de Renda pode gerar consequências não tão vantajosas para o seu negócio. Algumas delas são:

  • aplicação de multas e juros;
  • impedimento de empréstimos em bancos e financiamentos;
  • instauração de processos de fiscalização, entre outros.

Como funciona o pagamento e a declaração?

Estar em dia com o IR  é fundamental para que você possa desenvolver sua atividade com tranquilidade. Portanto, é preciso saber como funciona o pagamento e o envio de informações para a Receita Federal acerca do Imposto de Renda para empresas.

Primeiro, após fazer a apuração do tributo, você deve emitir a guia própria de recolhimento. As empresas do Simples Nacional pagam um único imposto, o DAS. Por outro lado, as empresas do Lucro Real e Presumido devem pagar seu Imposto de Renda com o Documento de Arrecadação da Receita Federal (DARF). Depois disso, deve ser feita a declaração dos valores pagos para o órgão competente.

Isso também pode mudar bastante de acordo com o regime de tributação escolhido. No caso do Simples Nacional as empresas enviam uma declaração chamada de Defis, que é a Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais, responsável também por comunicar e comprovar ao Governo Federal quais tributos foram recolhidos. As outras enviam um demonstrativo mais completo, que os profissionais da área contábil chamam de SPED ECF, que é a Escrituração Contábil Fiscal que substitui a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica para que todos os impostos estejam devidamente declarados.

Como você pode perceber, o Imposto de Renda para empresas não é tão complexo quanto parece. O mais importante é que o empresário sempre tenha o máximo de cuidado com a apuração para evitar o recolhimento de valores indevidos.

Gostou deste artigo? Confira o nosso Blog e leia mais sobre dicas do mundo empreendedor e sobre o Linker =) 

Marilia Martins

Comunicação

Posts relacionados

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Image Lightbox Plugin

Fique por dentro

Que tal receber no seu e-mail conteúdos que podem ajudar
na gestão da sua empresa?

Preencha seu nome e e-mail: