Ser mais produtivo

Nove passos eficientes para ser mais produtivo

Está difícil ser mais produtivo com tanta responsabilidade em sua rotina? Entenda como colocar seus assuntos em ordem e aumentar seus resultados!

Para empreender com sucesso, é importante saber ser mais produtivo nas tarefas da empresa. A produtividade se reflete no quanto você consegue fazer com o tempo que tem disponível, sem comprometer a qualidade das suas entregas. Mas venhamos e convenhamos: as distrações são muitas, e não faltam imprevistos no caminho de um líder ao longo de sua jornada diária. Como lidar com tudo isso?

Tornar-se mais produtivo não é um esforço que vai gerar resultados do dia para a noite. Mas adotando as práticas certas, você sentirá muitos dos bons efeitos da organização logo de início. Que tal começar agora mesmo? Então, confira as dicas que separamos a seguir!

1. Tenha objetivos claros

Já leu a frase: “Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve.” Com essas palavras, Lewis Carroll em sua obra “Alice no País das Maravilhas” deixou um pensamento muito claro: o planejamento é fundamental em todas as áreas da vida.

Se você não sabe o que realmente quer do seu negócio e de sua equipe, os resultados nunca serão satisfatórios. Então, tenha clareza. Defina objetivos específicos para seus colaboradores e para si mesmo. Assim, você vai evitar perder tempo com ações que não estão em harmonia com o caminho que deseja para sua empresa.

2. Reavalie constantemente como está usando seu tempo

É importante que você tire alguns minutos toda semana para reavaliar como está sua rotina e entender quais foram os acertos e erros.  Isso é um exercício de autoconhecimento. Perceba como pequenas ações, como navegar em redes sociais ou ficar vendo vídeos no YouTube, podem estar te roubando muitas horas produtivas. 

Depois de entender como seu tempo está sendo usado, faça os ajustes, criando metas para a próxima semana.

3. Saiba dizer não para ser mais produtivo

Se aceitar todas as propostas que aparecem, não vai sobrar tempo para cumprir aquilo que é essencial para você e para o seu negócio. Então, já sabe: diga não a tudo o que não está em consonância com seus objetivos, e você vai economizar tempo e ainda reduzir gastos.

4. Escolha técnicas e ferramentas de gerenciamento de tempo

Na verdade, não podemos gerenciar o tempo, mas apenas as atividades que executamos ao longo do tempo. Assim, use alguma ferramenta, como uma agenda (impressa ou eletrônica) para organizar seus compromissos. Divida suas tarefas por blocos de tempo ao longo do dia.  Algumas técnicas também são muito úteis, como a Pomodoro, que estabelece períodos de foco e descanso.

5. Construa um ambiente de trabalho mais produtivo

Todo o seu ambiente, virtual e físico, precisa estar totalmente direcionado para o trabalho (quando estiver trabalhando, é claro). Então, não deixe na sua mesa itens que não estejam relacionados à sua atividade — isso inclui seu smartphone. Cuide também da iluminação, dos ruídos e da climatização.

6. Estabeleça metas

Para alcançar objetivos de longo prazo, você precisará ter metas mais específicas, alcançáveis ao longo do dia. Assim, tente metrificar suas ações e definir metas para cada período do dia.

7. Separe o trabalho dos assuntos pessoais

É muito comum que nossos assuntos pessoais se infiltrem em nossas atividades de trabalho, o que o impedirá de ser mais produtivo. Por isso, saiba separar as coisas — até mesmo nas finanças. O ideal, por exemplo, é ter uma conta PJ específica para sua empresa. Isso vai ajudar você a administrar melhor as finanças do negócio. 

8. Use as ferramentas que você tem à disposição — mas com moderação

Serviços de nuvem, aplicativos de gerenciamento de tarefas e projetos, sistemas de notas — são muitos os softwares que nos ajudam a organizar nossa rotina na empresa. Assim, selecione aqueles que façam mais sentido para o seu fluxo de trabalho e mantenha o foco.

9. Cuide de sua saúde

Por fim, saiba que você não será produtivo se não cuidar de sua saúde mental e do seu corpo. Por isso, descanse o suficiente, alimente-se bem e tire tempo para lazer e para sua família. Assim, estará muito mais disposto para manter o foco no trabalho e, assim, ser mais produtivo.


Que tal começar a aumentar sua produtividade abrindo sua conta PJ com a gente. Faça seu cadastro e veja como é simples! Aproveite para conferir nossas dicas de como tornar o home office mais produtivo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Image Lightbox Plugin
Rolar para cima

Fique por dentro


Que tal receber no seu e-mail conteúdos que podem ajudar na gestão da sua empresa?

Preencha seu nome e e-mail: