Tecnologia no mercado contábil.

O impacto da tecnologia no mercado contábil

Vivemos na era digital, na qual muitos setores tiveram que se reinventar e se adaptar à nova realidade. Entenda aqui qual é o impacto da tecnologia no mercado contábil, e como o setor mudou e se atualizou para suprir a demanda. 

Estamos vivendo uma era de constante evolução e expansão da tecnologia em diversos setores. Há não muitos anos atrás, parecia absurda e distante a ideia de termos tudo na palma de nossas mãos: pedir comida, fazer mercado, ir de um ponto a outro de forma rápida e acessível. Todo este impacto positivo, e uma latente demanda de cada vez mais comodidade, vem transformando a cabeça dos empreendedores, principalmente a dos novos.

Com o mercado contábil não foi diferente, por muitos anos a contabilidade utilizou recursos arcaicos para atender suas demandas, geralmente atrasadas. Trabalhos muitas vezes maçantes e manuais, pilhas de arquivos, documentos e papéis ocupando salas inteiras, recursos humanos excessivos e muito tempo destinado em operações e retrabalho. 

Contudo, o empresário, principal cliente demandante, viu a necessidade de diminuir as burocracias de forma ágil e eficiente, pois na cabeça dele, o mundo ao seu redor já mudou, e permanece mudando. Se na pessoa física é possível fazer tudo sem sair de casa, nos negócios não poderia ser diferente.

Porém, devido ao tradicionalismo e ao elevado nível de trabalho operacional, o contador talvez tenha sido um dos últimos a entender que precisaria mudar.  Não podemos generalizar, existem empreendedores do mercado contábil que tiveram essa sacada antes mesmo do mercado caminhar para isso, e são esses hoje que colhem com êxito o fruto de terem se digitalizado no passado, mesmo que de forma ainda não 100% integrada ao cliente. No entanto, a maior parte dos contadores que por gerações estavam no mercado, permaneceram perdidos no cenário tradicional.

Algumas empresas de tecnologia, enxergaram na contabilidade um canal de escala para aquisição de clientes, e se tornaram as primeiras embaixadoras da contabilidade digital no Brasil. Oferecendo soluções de gestão empresarial e principalmente financeira, disponibilizaram seus recursos por meio de programas de parceria, para que a contabilidade fosse cada vez mais integrada ao seu cliente, e pudessem ofertar seus serviços por meio do contador, uma vez que o mesmo possui um nível de confiança e autoridade na indicação de melhorias.

Em meados de 2015, uma movimentação digital se instaurou no modelo de negócio contábil, e as próprias plataformas utilizadas para trabalho passaram a buscar integração com a receita para trazer informações fiscais de maneira simples ao contador, afinal desde 2007 o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) também já havia tornado as obrigações acessórias digitais, aposentando completamente o livro.

Com toda essa força tecnológica chegando, ainda houve certa resistência por parte da contabilidade, principalmente em entender que haveria a necessidade de digitalizar o seu principal canal de demanda, a troca de informações entre escritório e cliente, principalmente do cliente para com o escritório.

Muitas empresas, cursos, summits, palestras e eventos foram surgindo para auxiliar o contador a se tornar mais do que o cliente empreendedor esperava que fossem, e dois fatores foram cruciais para a aceleração deste processo. O primeiro fator foi o surgimento da contabilidade online, startups que ofereceram soluções práticas para empreendedores de menor porte, quando não havia necessariamente a presença de um contador, apenas um suporte, um do yourself (faça você mesmo) com valor incrivelmente baixo.

A Uber é uma boa analogia do cenário contábil perante ao surgimento da contabilidade online, pois revolucionou a mobilidade urbana, trazendo ao demandante uma maior praticidade, e por mais que o tradicional mercado do táxi não entendesse e nem aceitasse este movimento, jamais poderia ir contra o avanço da tecnologia e a demanda do seu principal cliente.

O mesmo ocorreu e ocorre com a contabilidade. Não adianta remar contra a maré, a contabilidade online é uma realidade cada vez mais expressiva, e isso não anula o contador, pelo contrário, isso faz com que o mesmo se movimente para ser um contador otimizado, dando início a um segundo modelo de contabilidade diferente da tradicional, a contabilidade digital e consultiva. Ela não é uma contabilidade online, mas oferece todo o conforto tecnológico ao seu cliente, com integrações e meios muito mais eficientes de trabalharem juntos.

O segundo fator que fomentou este cenário foi o início da pandemia. O trabalho remoto fez com que o contador entendesse enfim que era necessário otimizar e digitalizar processos. Trouxe ainda mais contabilidades digitais, consultivas e braços de BPO financeiro ao mercado, e com isso, vem surgindo um terceiro modelo de contabilidade, que de uma forma híbrida, oferece não só um modelo digital e consultivo para demandantes com maiores necessidades, como também a contabilidade online para empresas com menor demanda operacional.

Essa evolução está apenas no início. Hoje o contador se tornou um marketplace de soluções, oferecendo uma verdadeira consultoria ao seu cliente, se aliando a empresas que não só agregam a este marketplace, mas também ajudam na otimização de processos.

As contabilidades online estão explorando uma nova oferta para este marketplace: os bancos digitais. Tornando-se parceiras dos mesmos, estão oferecendo pacotes completos para o conforto do cliente PJ que quer abrir uma empresa, e no final das contas, é ele quem dita as regras, ele é quem escolhe como quer ser atendido, é quem faz com que o mercado se movimente.


O Banco Digital Linker surgiu justamente para atender 100% a necessidade do empreendedor da nova geração, com toda a praticidade e eficiência que este demandante pede. Entendendo completamente a transição do cenário contábil, hoje está se aliando a contadores consultivos para ser um recurso para os clientes dos mesmos, além de um parceiro para agregar valor à contabilidade, ajudando o contador a se tornar cada vez mais integrado e consultivo.

Você se considera um contador digital? Busca cada vez mais soluções e integrações com o seu cliente? Seja um parceiro Linker! 

Conheça nosso programa de parceria para contadores entrando em contato com a gente através do e-mail parceiros@linker.com.br.


Dúvida rápida!


Ainda não tem uma conta PJ 100% digital? Faça seu cadastro em minutos e aproveite as Soluções Linker.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Image Lightbox Plugin
Rolar para cima

Fique por dentro


Que tal receber no seu e-mail conteúdos que podem ajudar na gestão da sua empresa?

Preencha seu nome e e-mail: