Open Banking e Open Finance Linker Bank

O que é Open Banking e Open Finance?

Já ouviu falar no Open Banking? Também conhecido como Open Finance, ele promete uma revolução no sistema financeiro!

Também chamado de Open Finance, o Open Banking está sendo implementado no sistema bancário brasileiro e promete gerar uma grande revolução. Vão ser muitas vantagens tanto para as empresas quanto para clientes e bancos participantes.

Mas o que é exatamente o Open Banking e que impacto real ele pode trazer?

O que é Open Banking e Open Finance?

O Open Banking é um sistema que tem por objetivo permitir que clientes compartilhem com terceiros suas informações bancárias registradas em um banco, portabilizando seus dados para onde quiser, como um novo banco, uma fintech ou outras empresas ligadas a operações financeiras. Mas o qual o benefício disso?

Antes do Open Banking, o sistema bancário era bastante engessado, porque quando o cliente abria uma conta no banco, todo seu histórico de relacionamento e dados de movimentações ficavam “presos” na instituição. Assim, se o cliente desejasse solicitar crédito de outra instituição, essa terceira não conhecia seu histórico, como contas pagas e salários depositados, ficando muito difícil fornecer opções atraentes de crédito.

No Open Banking é diferente. Com a autorização do cliente, a instituição financeira pode acessar os dados da instituição onde o usuário tem conta para examinar seu perfil de gastos e assim oferecer serviços e produtos conforme seu perfil.

Abrindo essa possibilidade de compartilhamento de dados bancários, as soluções que vão surgir vão muito além de processos de análise de crédito e vão gerar muitas vantagens para o cliente e para o mercado. Veja só!

Como isso pode ajudar os clientes? 

O Open Banking parte do principio de que os dados pertencem ao usuário e não às instituições. Isso significa que agora os clientes têm maior liberdade para contratar serviços e produtos bancários e aproveitar as oportunidades de uma maior concorrência do mercado.

A contratação de serviços e funcionalidades hoje é ainda bastante burocrática. Isso porque um novo banco não tem informações suficientes para “dar crédito”, ou confiar em um novo cliente. Com o Open Banking, em apenas alguns cliques, o usuário compartilha as suas informações do banco com o qual já se relaciona. Dessa forma, fica mais fácil abrir uma nova conta ou ter acesso a serviços e produtos de qualquer instituição financeira que desejar.

Taxas e juros menores.

Uma vez que qualquer instituição financeira que você desejar terá acesso a seu perfil de consumo e suas movimentações, será mais fácil fornecer condições de crédito mais favoráveis, com juros mais atraentes.

Maior controle sobre os dados.

Com o Open Banking, o cliente é dono dos seus próprios dados. Você pode compartilhar suas informações ou encerrar o compartilhamento na hora que quiser. Assim, não fica refém em uma instituição financeira só porque já está lá há muitos anos

Acesso a serviços que facilitam a gestão financeira.

O compartilhamento de dados com base em um sistema seguro abre muitas oportunidades para a criação de serviços inovadores. A comunicação entre os bancos será padronizada. Assim, o cliente poderia, por exemplo, gerenciar todas as contas bancárias e de investimentos em apenas uma plataforma, que reuniria os dados de todos os bancos.

É verdade que estamos só no início, mas muitas soluções financeiras vão surgir para dar ainda mais praticidade para os clientes organizarem suas contas.

Esse sistema é seguro e tem aval do Banco Central e COAF?

Vale ressaltar que o Open Banking é completamente seguro. Aliás, em termos de tecnologias e diretrizes de segurança no sistema financeiro, o Brasil é referência mundial. Estamos muito avançados nesse quesito. 

Lembre-se também que, assim como ocorre no caso do Pix,  é o próprio Banco Central que está conduzindo a implementação do sistema. Então, podemos ficar tranquilos quanto à segurança e à legalidade das operações.

Comece agora a sua revolução financeira abrindo uma conta PJ no Linker! Faça já seu cadastro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima

Fique por dentro


Que tal receber no seu e-mail conteúdos que podem ajudar na gestão da sua empresa?

Preencha seu nome e e-mail: