O que fazer quando a empresa mudar de município

O que fazer quando a empresa muda de município

Quando a empresa muda de cidade, quais são os processos burocráticos necessários? Entenda aqui com o passo a passo! 

Está pensando em transferir seu empreendimento para outro município? Quando a empresa muda de cidade é necessário proceder com uma série de ações burocráticas a fim de manter seu negócio em dia com os órgãos fiscalizadores. 

Neste artigo, vamos apresentar alguns desses passos importantes, tanto no planejamento da mudança, quanto na alteração dos dados cadastrais da empresa. 

Por que mudar de município? 

Existem diversos fatores que podem motivar uma mudança, seja dentro do mesmo estado, seja para outra região. Por exemplo: 

  • o fluxo de pessoas pode ser insuficiente; 
  • o espaço ficou pequeno demais para a produção; 
  • o local tem pouca visibilidade e não é acessível; 
  • a região pode ser pouco segura para as cargas. 

Assim, ao passo que em alguns casos a mudança é estratégica, em outros pode ser realmente necessária para se adaptar a uma nova realidade. De qualquer modo, é importante considerar toda a burocracia na hora de mudar. 

O que o empreendedor precisa fazer quando a empresa muda de cidade? 

Transferir sua empresa de cidade será uma ação bem-sucedida se você seguir um bom planejamento, que consiste nos passos a seguir. 

Faça uma pesquisa de viabilidade na prefeitura 

A consulta de viabilidade é uma pesquisa feita na prefeitura para descobrir se sua atividade é permitida no endereço para o qual pretende se mudar. Assim, este é o primeiro passo a ser tomado para evitar ter o alvará impedido. 

Altere seu cadastro na Junta Comercial 

O próximo passo é alterar os dados do contrato social da empresa na Junta Comercial do seu Estado ou no Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas. Nesta etapa, deverá ser alterada a cláusula referente ao endereço da sede. Lembrando que é necessário cancelar o registro do município anterior. 

Altere o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas — CNPJ 

Com o contrato social já atualizado, acesse o site da Secretaria da Receita Federal e faça a alteração no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, usando um formulário que precisa ser preenchido e impresso. 

O documento será enviado ao endereço informado no site. Anexe a ele uma cópia autenticada do contrato social com a cláusula que altera o endereço. 

Solicite a atualização do Alvará de Localização e Funcionamento 

Este documento é emitido pela prefeitura e tem por objetivo autorizar que a empresa abra suas portas. Assim, sempre que o endereço muda, é necessário informar à prefeitura. 

O procedimento é feito na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico ou outra equivalente em sua cidade. É feita uma solicitação de alteração de endereço. 

Faça atualização cadastral também na Caixa Econômica e no INSS 

Também é necessário atualizar o seu cadastro em outros órgãos, e o INSS e a Caixa Econômica Federal são os principais. Em alguns casos, essa alteração é feita de forma automática, uma vez que dados podem ser puxados na Receita Federal, mas é importante conferir porque há casos em que é necessário enviar documentos impressos. 

E como funciona a mudança de endereço do MEI? 

O procedimento para MEI é mais fácil. De qualquer modo, como nos demais casos, é necessário fazer a consulta de viabilidade para o novo endereço. Após isso, basta entrar no portal Empresas & Negócios na seção para Empreendedores. Haverá ali a opção para alteração cadastral. 

Com o cadastro atualizado, vá até o setor de tributação do novo município para abrir sua inscrição municipal e emitir o Alvará. 


Mudar a empresa de cidade pode ser um processo bastante burocrático, mas necessário em muitos casos. Seguindo esses passos, o seu negócio poderá funcionar legalmente no novo município sem transtornos. 

Gostou do conteúdo? Então, acesse nosso blog e confira outros artigos especiais para você.

Que tal abrir uma conta PJ com soluções financeiras que agilizam o dia a dia da sua empresa? É rápido e sem papelada! 

Dora Abrahão

Redatora

Posts relacionados

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Image Lightbox Plugin

Fique por dentro


Que tal receber no seu e-mail conteúdos que podem ajudar na gestão da sua empresa?

Preencha seu nome e e-mail: