O papel do contador e a divisão de responsabilidades com o empreendedor

Por Guilherme Baumworcel – CEO e Founder do Rupee*

Infelizmente, muitas empresas acabam não conseguindo completar o primeiro ano de vida.

Cerca de 10% das empresas que não completaram dois anos no mercado enfrentaram problemas com impostos e tributos. 50% dos pequenos empresários do Brasil não sabem dizer se têm lucro ou prejuízo.

Com esses dados em mente, precisamos estar atentos para que a empresa esteja sempre em dia com suas obrigações fiscais e contábeis. Para isso, temos um grande aliado do empreendedor: o contador.

Responsabilidades do contador

Um ponto muito importante é a relação com o contador. O empreendedor deve ter clareza quais as responsabilidades de ambas as partes em relação aos assuntos contábeis, fiscais e de folha de pagamento.

Quando trouxemos o dado de que 50% dos empresários não sabem dizer se têm lucro ou prejuízo, fica claro que estes nunca tiveram o contato necessário com seus contadores para que pudessem ter em mãos uma demonstração financeira ou até mesmo um balancete.

O balancete é uma das principais demonstrações financeiras a serem utilizadas por contadores e empreendedores. Com ele, é possível visualizar por meio de uma listagem, as contas contábeis com seus débitos, créditos e saldo. É também um instrumento que serve para analisar o estado financeiro de um negócio em determinado período. Tanto ativos e passivos quanto contas de resultado, isso irá definir o lucro ou o prejuízo de cada período.

É importante destacar que o escopo de trabalho do contador não se limita apenas ao envio de guias para pagamentos e folha. No Brasil, temos mais de 93 possíveis tributos e 67 possíveis declarações por empresa, totalizando 160 obrigações.

Dessa forma, o papel do contador é calcular os tributos, enviar a folha, mas também entregar diversas declarações e preparar as demonstrações financeiras, ou seja, a contabilidade (a função primária do contador), periodicamente, preferencialmente mensalmente. 

Todos os tributos, assuntos de folha de pagamento e de contabilidade no Brasil são regidos por leis. No Brasil, parte-se do princípio que todo cidadão tem acesso e deve ter conhecimento da legislação.

Responsabilidades do Empreendedor

Atualmente a Receita Federal já modernizou sua estrutura. Todo o trabalho é feito através de declarações que ficam arquivadas em nuvem e são analisadas eletronicamente, tudo isso você consegue consultar através de um portal chamado eCaC – Central de Atendimento ao Contribuinte Eletrônica. Ao entrar fazer uma consulta, aparecem dois nomes: o da sua empresa e outro logo embaixo, você sabe dizer qual é o segundo nome?

A maioria responde que o nome que aparece é do contador. Mas não é: é o seu, do responsável legal da empresa! Portanto, aquelas 160 obrigações que citamos, são 100% de sua responsabilidade, o contador é apenas um prestador de serviços.

É muito importante que você entenda tudo que o seu contador está entregando em seu nome. Melhore a comunicação com ele, aumente a transparência na relação e tenha em mãos a contabilidade da sua empresa periodicamente. 


Agora que você já sabe qual o papel do contador e também a sua responsabilidade nessa relação com ele, veja também quais os principais impostos da sua empresa, aqueles que você não pode deixar passar.

* Esse artigo foi escrito pelo CEO e Fundador do Rupee, Guilherme Baumworcel. O Rupee é uma plataforma em nuvem de gestão contábil, tributária e de folha de pagamento, multi-empresas, com dashboards customizáveis que utiliza algoritmos e metodologias ágeis. O Rupee controla os prazos de suas declarações, envia notificações por e-mail e gera uma base de dados segura para ter um histórico na ponta dos dedos.
Quem tem conta Linker tem como benefício 10% de desconto em qualquer plano do Rupee.

Autor Convidado

Posts relacionados

2 Comments

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *