O que é Pix e como ele funciona
O ano de 2020 será lembrado, entre outras coisas, como o ano da pandemia da Covid-19 e o ano em que o Banco Central do Brasil apresentou inovações financeiras para os brasileiros: o Pix e o Open Banking. Você sabe o que é o Pix e como ele irá impactar o dia a dia da sua empresa?
O Pix é um sistema de transações digitais implementado pelo Banco Central com o objetivo de facilitar as movimentações financeiras. O novo meio de pagamento, irá funcionar como uma grande base de dados sobre a qual transferências poderão ser realizadas em dez segundos, 24 horas por dia, sete dias por semana.
O Pix irá abrir as portas para uma nova dinâmica de mercado. Neste artigo, você vai conhecer melhor sobre esse novo meio de pagamento eletrônico e quais são as vantagens para empresas. Confira!
Transação e Chaves Pix
Para realizar transações pelo sistema, o recebedor deverá cadastrar uma chave Pix. Assim, para cada chave Pix, será possível cadastrar apenas um dado da pessoa física ou jurídica. Os dados para vinculação de chave são:
- CPF ou CNPJ;
- e-mail;
- número do celular.
Mas também será possível gerar chaves Pix aleatórias, garantindo maior confidencialidade no processo.
Para realizar pagamentos, você poderá apenas inserir o dado do recebedor vinculado a uma de suas chaves Pix. Além disso, o QR Code fará a função dos códigos de barras, facilitando mais ainda o pagamento e recebimento das transações.
Quais as vantagens do PIX para as empresas?
Com a pandemia da Covid-19 surgiu um alerta para as empresas que operavam pouco ou não operavam no meio digital, e os empreendedores começaram a correr para se adaptarem à nova realidade.
As vantagens que o Pix irá trazer permitem — e devem — ser aproveitadas pelas empresas. Confira a seguir algumas delas:
Controle financeiro
Além de todos os benefícios que a agilidade das transações oferece, o Pix permite ainda um controle muito mais apurado das finanças pessoais e empresariais.
Especialmente se você tem uma conta PJ digital (Pessoa Jurídica), com as chaves PIX fica muito mais fácil acompanhar as transações financeiras realizadas.
Dessa forma, a tarefa de gerenciar fluxos dos gastos é simplificada, e isso garante a chance de previsões mais assertivas e maior clareza sobre a saúde dos negócios.
Novas estratégias de marketing
Agora, considere por um instante o fato de que muitas pessoas terão uma chave Pix associada ao seu e-mail. Imagine quantas possibilidades de marketing estarão disponíveis por causa dessa simplificação por integração de dados!
Vale acrescentar que o Banco Central do Brasil é o responsável por criar esse novo meio de pagamento eletrônico, mas os responsáveis por executar as transações são os bancos, fintechs e instituições de pagamento.
Portanto, essa nova era de mercado digital, transações imediatas e trabalho remoto requer uma plataforma parceira, à altura dos novos desafios. É preciso contar com quem saiba apontar as melhores soluções financeiras para a sua empresa.
Com o Linker, sua empresa pode ter uma conta PJ digital gratuita e repleta de funcionalidades e soluções. Entre em contato conosco e conheça nossas vantagens para sua jornada empreendedora.