Celular mostrando a chave aleatória do novo meio de pagamento Pix.

O que é Pix e como ele funciona

O ano de 2020 será lembrado, entre outras coisas, como o ano da pandemia da Covid-19 e o ano que o Banco Central do Brasil apresentou inovações financeiras para os brasileiros: o Pix e Open Banking. Mas você sabe o que é o Pix e como ele irá impactar o dia a dia da sua empresa?

O Pix é um sistema de transações digitais implementado pelo Banco Central com o objetivo de facilitar as movimentações financeiras. O novo meio de pagamento, irá funcionar como uma grande base de dados sobre a qual transferências poderão ser realizadas em 10 segundos, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

O Pix, irá abrir as portas para uma nova dinâmica de mercado. Neste artigo, você vai conhecer melhor sobre esse novo meio de pagamento eletrônico e quais são as vantagens para empresas. Confira!

Transação e Chaves Pix

Para realizar transações pelo sistema, o recebedor deverá cadastrar uma chave Pix. Assim, para cada chave Pix, será possível cadastrar apenas um dado da pessoa física ou jurídica. Os dados para vinculação de chave são:

  • CPF ou CNPJ;
  • e-mail;
  • número do celular.

Mas também será possível gerar chaves Pix aleatórias, garantindo maior confidencialidade no processo. 

Para realizar pagamentos, você poderá apenas inserir o dado do recebedor vinculado a uma de suas chaves Pix. Além disso, o QR Code fará a função dos códigos de barras, facilitando mais ainda o pagamento e recebimento das transações.

Quais as vantagens do PIX para as empresas?

Com a pandemia da Covid-19 surgiu um alerta para as empresas que operavam pouco ou não operavam no meio digital, e os empreendedores começaram a correr para se adaptarem à nova realidade.

As vantagens que o Pix irá trazer permitem — e devem! — ser aproveitadas pelas empresas. Confira a seguir algumas delas:

Controle financeiro

Além de todos os benefícios que a agilidade das transações oferece, o  Pix permite ainda um controle muito mais apurado das finanças pessoais e empresariais.

Especialmente se você tem uma conta PJ digital (Pessoa Jurídica), com as chaves PIX fica muito mais fácil acompanhar as transações financeiras realizadas.

Dessa forma, a tarefa de gerenciar fluxos dos gastos  é simplificada, e isso garante a chance de previsões mais assertivas e maior clareza sobre a saúde dos negócios.

Novas estratégias de marketing

Agora, considere por um instante o fato de que muitas pessoas terão uma chave  Pix associada ao seu e-mail. Imagine quantas possibilidade de marketing estarão disponíveis por causa dessa simplificação por integração de dados!


Vale acrescentar que o Banco Central do Brasil é o responsável por criar esse novo meio de pagamento eletrônico, mas os responsáveis por executar as transações, são os bancos, fintechs e instituições de pagamento.

Portanto, essa nova era de mercado digital, transações imediatas e trabalho remoto requer uma plataforma parceira, à altura dos novos desafios. É preciso contar com quem saiba apontar as melhores soluções financeiras para a sua empresa. 

Com o Linker, sua empresa pode ter uma conta PJ digital gratuita e repleta de funcionalidades e soluções. Entre em contato conosco e conheça nossas vantagens para sua jornada empreendedora.

Diandra Guimarães

Head de Comunicação e Parcerias

Posts relacionados

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Image Lightbox Plugin

Fique por dentro

Que tal receber no seu e-mail conteúdos que podem ajudar
na gestão da sua empresa?

Preencha seu nome e e-mail: