Planejamento operacional da empresa.

Planejamento operacional: o que é e como ele funciona

O planejamento operacional define um conjunto de atividades que precisam ser feitas em diferentes setores da empresa. Entenda melhor como ele funciona!

Nos últimos meses, as empresas passaram, e estão passando, por desafios que anos atrás eram inimagináveis. Muitas delas não estavam preparadas para essas novas circunstâncias. O coronavírus gerou uma pandemia mundial que obrigou os negócios a pausar suas atividades e retomar todo seu planejamento operacional.

Mas o que é exatamente o planejamento operacional, e como elaborá-lo de forma adequada? É isso o que vamos ver neste post! Vamos lá?


O que é e como funciona o planejamento operacional?

O planejamento operacional é também conhecido como plano de trabalho, e consiste no detalhamento de todo o fluxo de atividades realizadas pelos diferentes setores da empresa. Como parte do planejamento estratégico, ele apresenta o dia a dia do negócio e está diretamente relacionado à concretização de metas e objetivos definidos pela gestão.

Assim, podemos dizer que o plano operacional é mais prático e determina todos os processos e recursos financeiros, humanos e tecnológicos necessários para que as atividades sejam realizadas adequadamente. 

Por esses motivos, o planejamento operacional gera resultados de curto prazo, a cada dia, e está sob a responsabilidade das chefias dos respectivos setores.

Embora estejamos falando de companhias com vários departamentos, o mesmo princípio se aplica a empresas de pequeno e médio porte, que precisam ter bem definidos seus processos operacionais a fim de alcançar seus objetivos e metas de negócios.

Quais os objetivos do planejamento operacional?

O plano de trabalho converte o planejamento estratégico e tático da empresa em atividades específicas que serão realizadas pelos colaboradores. Por ser tão pontual, esse planejamento tem uma duração menor, em torno de seis meses ou menos. 

Assim, seus objetivos são:

  • transformar estratégias em ações práticas de rotina;
  • atribuir responsabilidades;
  • definir prazos;
  • dar instruções;
  • prover resultados rápidos que conduzam ao alcance dos objetivos.

Como planejar seus negócios da forma mais eficaz possível?

De que formas então ele pode ser implementado? Como vimos, o planejamento operacional parte do planejamento estratégico do negócio. Então, o primeiro passo é definir as estratégias da empresa para então construir um plano de trabalho.

Esse plano deve se basear em pelo menos cinco pilares: 

  • tempo: está relacionado não somente à duração de cada atividade, mas também aos prazos em que se iniciam e terminam;
  • finanças: determinar quanto de dinheiro será necessário para executar as atividades ou o projeto. Além disso, é preciso ficar claro de onde saíram esses recursos e como será feito esse repasse, organizando as contas de forma eficiente;
  • recursos humanos: aqui falamos de pessoas, ou seja, quem executa cada atividade, que habilidades serão necessárias gerenciá-las; 
  • riscos: é necessário tentar prever quais os riscos relacionados a cada atividade ou projeto. Na prática, os responsáveis precisam pensar no que pode dar errado e o que deve ser feito em cada uma das possibilidades.
  • indicadores de performance: é preciso criar métricas que mensuram os resultados de cada tipo de atividade. Para isso, a chefia determina metas e objetivos que devem ser alcançados em curto prazo. Daí são criados mecanismos para acompanhar o trabalho, dando base para uma boa avaliação.

Esses pontos vão nortear as diversas atividades que devem ser feitas para a execução dos projetos. Assim, percebemos que o planejamento operacional é fundamental para o bom desempenho dos negócios. E sua empresa, já montou o seu plano de trabalho?


Que tal organizar o financeiro do seu negócio de forma prática e sem burocracia? Abra já sua conta PJ no Linker gratuitamente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Image Lightbox Plugin
Rolar para cima

Fique por dentro


Que tal receber no seu e-mail conteúdos que podem ajudar na gestão da sua empresa?

Preencha seu nome e e-mail: