Plano de negócio: o que é e qual a sua importância
O plano de negócio é um documento indispensável para ter sucesso em qualquer empreendimento. Entenda melhor como ele funciona!
A abertura de uma empresa pode ser um trabalho bastante árduo para o empreendedor. É necessário cumprir muitos requisitos legais, obter licenças e emitir uma série de documentos, sem falar em todos os custos envolvidos. No entanto, sabia que um plano de negócio pode ajudar você nesse momento?
Neste artigo você vai entender o que é um plano de negócio, qual a sua importância para o sucesso do seu empreendimento e como criar um plano eficiente para evitar riscos inerentes ao seu negócio. Vamos lá?
O que é o plano de negócio?
O plano de negócio é um registro que detalha todos os objetivos da empresa e o que precisa ser feito para que esses objetivos sejam atingidos em cada etapa de sua criação. Dessa forma, torna-se uma ferramenta indispensável para organizar as informações do negócio e ter uma visão panorâmica dos processos do empreendimento.
Entre alguns dos itens que são elencados em um plano de negócio, estão:
- o funcionamento do modelo de negócios;
- a concorrência;
- o público a ser atingido;
- o orçamento e plano financeiro;
- o plano de marketing.
É sempre bom ressaltar que o plano de negócios não é um documento que será construído na formação da empresa e depois arquivado. Na verdade, ele precisa ser sempre consultado e ajustado conforme as necessidades e objetivos atuais.
Qual a importância do plano de negócio para a empresa?
Sabemos que o início de qualquer negócio pode ser um grande desafio. Muitos empreendedores passam por muitos problemas por não planejarem adequadamente as atividades da empresa. Um empreendimento de sucesso não se resume a uma boa ideia. É preciso pensar no lado financeiro e em assuntos mais práticos acerca da dinâmica da empresa.
Por isso, um plano de negócio é tão importante. Ele garante que a empresa vai crescer em uma base sólida, considerando todos os riscos e variáveis que podem impactar o sucesso da empresa.
O plano de negócio impele o empreendedor a planejar todos os detalhes sobre seus produtos e serviços, a escolha e a relação com fornecedores, os riscos relacionados à concorrência e ao próprio ramo de atuação, além de pensar nos pontos fortes e fracos do negócio.
Como criar um plano de negócio?
Tendo em vista a grande relevância de um plano de negócios, entenda alguns passos necessários para a construção desse documento.
Analisando seu negócio
A primeira parte do plano de negócio é o sumário executivo, com o resumo das principais informações sobre a empresa, tais como:
- o que é o negócio;
- sua missão;
- quem são os empreendedores e seu perfil;
- segmentos de clientes;
- localização;
- enquadramento tributário;
- investimento total;
- indicadores financeiros;
- forma jurídica.
Analisando o mercado
Detalhe quem são os concorrentes, os fornecedores, os clientes e quais os produtos/serviços serão oferecidos ao público.
Analisando o operacional do negócio
Esta é a parte prática ligada ao planejamento operacional, que vai determinar como o negócio vai funcionar, incluindo seus equipamentos, localização, instalações e processos.
Analisando o plano de marketing
Aqui nos referimos à comunicação e relacionamento da empresa com seu público em potencial, ressaltando o valor e a qualidade que seus produtos carregam. Esta estratégia não deve ser dissociada dos desejos e necessidades dos clientes.
Analisando as finanças
Esta seção deixa claro o montante de investimento necessário para fazer a empresa funcionar. São feitas previsões de custos e receitas, e decisões práticas são tomadas, como a abertura de uma conta jurídica e como o dinheiro será administrado.
Analisando os riscos
Por último, é preciso pensar em cenários possíveis que poderiam comprometer a receita e o funcionamento do negócio. Diante dos riscos, o empreendedor pode definir estratégias para lidar com cada um dos cenários.
O plano de negócio é um documento indispensável para o empreendedor acertar nas escolhas ligadas ao negócio. Com ele, será possível ter uma visão geral das operações, e garantir decisões mais próximas à realidade.
Além de um bom plano de negócio, uma conta digital PJ também pode facilitar a vida da sua empresa! Abra sua conta digital PJ de forma rápida e sem papelada!