O plano de negócios e sua importância.

Plano de negócio: o que é e qual a sua importância

O plano de negócio é um documento indispensável para ter sucesso em qualquer empreendimento. Entenda melhor como ele funciona!

A abertura de uma empresa pode ser um trabalho bastante árduo para o empreendedor. É necessário cumprir muitos requisitos legais, obter licenças e emitir uma série de documentos, sem falar em todos os custos envolvidos. No entanto, sabia que um plano de negócio pode ajudar você nesse momento?

Neste artigo você vai entender o que é um plano de negócio, qual a sua importância para o sucesso do seu empreendimento e como criar um plano eficiente para evitar riscos inerentes ao seu negócio. Vamos lá?

O que é o plano de negócio?

O plano de negócio é um registro que detalha todos os objetivos da empresa e o que precisa ser feito para que esses objetivos sejam atingidos em cada etapa de sua criação. Dessa forma, torna-se uma ferramenta indispensável para organizar as informações do negócio e ter uma visão panorâmica dos processos do empreendimento.

Entre alguns dos itens que são elencados em um plano de negócio, estão:

  • o funcionamento do modelo de negócios;
  • a concorrência;
  • o público a ser atingido;
  • o orçamento e plano financeiro;
  • o plano de marketing.

É sempre bom ressaltar que o plano de negócios não é um documento que será construído na formação da empresa e depois arquivado. Na verdade, ele precisa ser sempre consultado e ajustado conforme as necessidades e objetivos atuais.

Qual a importância do plano de negócio para a empresa?

Sabemos que o início de qualquer negócio pode ser um grande desafio. Muitos empreendedores passam por muitos problemas por não planejarem adequadamente as atividades da empresa. Um empreendimento de sucesso não se resume a uma boa ideia. É preciso pensar no lado financeiro e em assuntos mais práticos acerca da dinâmica da empresa.

Por isso, um plano de negócio é tão importante. Ele garante que a empresa vai crescer em uma base sólida, considerando todos os riscos e variáveis que podem impactar o sucesso da empresa.

O plano de negócio impele o empreendedor a planejar todos os detalhes sobre seus produtos e serviços, a escolha e a relação com fornecedores, os riscos relacionados à concorrência e ao próprio ramo de atuação, além de pensar nos pontos fortes e fracos do negócio.

Como criar um plano de negócio?

Tendo em vista a grande relevância de um plano de negócios, entenda alguns passos necessários para a construção desse documento.

Analisando seu negócio

A primeira parte do plano de negócio é o sumário executivo, com o resumo das principais informações sobre a empresa, tais como:

  • o que é o negócio;
  • sua missão;
  • quem são os empreendedores e seu perfil;
  • segmentos de clientes;
  • localização;
  • enquadramento tributário;
  • investimento total;
  • indicadores financeiros;
  • forma jurídica.

Analisando o mercado

Detalhe quem são os concorrentes, os fornecedores, os clientes e quais os produtos/serviços serão oferecidos ao público.

Analisando o operacional do negócio

Esta é a parte prática ligada ao planejamento operacional, que vai determinar como o negócio vai funcionar, incluindo seus equipamentos, localização, instalações e processos.

Analisando o plano de marketing

Aqui nos referimos à comunicação e relacionamento da empresa com seu público em potencial, ressaltando o valor e a qualidade que seus produtos carregam. Esta estratégia não deve ser dissociada dos desejos e necessidades dos clientes.

Analisando as finanças

Esta seção deixa claro o montante de investimento necessário para fazer a empresa funcionar. São feitas previsões de custos e receitas, e decisões práticas são tomadas, como a abertura de uma conta jurídica e como o dinheiro será administrado.

Analisando os riscos

Por último, é preciso pensar em cenários possíveis que poderiam comprometer a receita e o funcionamento do negócio. Diante dos riscos, o empreendedor pode definir estratégias para lidar com cada um dos cenários.

O plano de negócio é um documento indispensável para o empreendedor acertar nas escolhas ligadas ao negócio. Com ele, será possível ter uma visão geral das operações, e garantir decisões mais próximas à realidade.


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