Gatilhos mentais para vender mais!

Poderosos gatilhos mentais para vendas e persuasão

Quer convencer seu público a comprar seus produtos? Conheça os gatilhos mentais para vendas e entenda como você pode alavancar seu negócio por meio deles!

Todo empreendedor deseja engajar seu público e buscar maneiras de convencer seus clientes a comprar seus produtos. Aliás, os fatores que impactam a decisão de compra do consumidor é pauta de diversos estudos, tamanha a relevância do tema. Com base nessas pesquisas, foram desenvolvidos diversos gatilhos mentais para vendas. Você já ouviu falar neles?

Neste artigo, você vai compreender melhor o que são e como funcionam as técnicas capazes de persuadir seus clientes a comprarem seus produtos — e bem mais rápido do que você imagina!

O que são gatilhos mentais para vendas — e por que você precisa deles?

Existem diversos fatores sociais, instintivos e emocionais que interferem no comportamento do homem. São aspectos não racionais que podem levar um indivíduo a realizar uma compra, por exemplo. Por esses motivos, eles são utilizados por profissionais de vendas e marketing para construir argumentos persuasivos que motivam o cliente ao consumo.

Quais são e como usá-los para alavancar seu produto no mercado?

Existem pelo menos 7 gatilhos mentais para vendas que podem ser convertidos em argumentos persuasivos para motivar o cliente. Entenda sobre eles:

Porque

É importante que a empresa esteja preparada para responder aos porquês de seus clientes, sempre que eles apresentarem uma objeção. Assim, você será capaz de apresentar os principais motivos para que seus clientes comprem seus produtos.

Segurança

A empresa precisa expressar credibilidade e gerar confiança do cliente. Neste ponto, a equipe de atendimento tem um papel fundamental. Além disso, o empreendedor precisa ter uma boa reputação no mercado. Especialmente em vendas online, as ferramentas e plataformas utilizadas precisam passar maior segurança.

Reciprocidade

O ser humano se sente na obrigação de retribuir um favor. Assim, se sua empresa fornece algo de valor para sua assistência, o público pode se sentir motivado a comprar seu produto ou serviço. Isso ocorre quando você distribui conteúdo de qualidade e relevante, como e-books, tutoriais, webinars, entre outros.

Escassez

Esse é um dos gatilhos mentais para vendas mais utilizados. A ideia está ligada à urgência para resolver um problema. Para aplicar, você pode usar quatro diferentes tipos de escassez:

  • de tempo — a necessidade é urgente;
  • de vagas — as vagas para participar são limitadas;
  • de bônus — a compra precisa ser feita rápido porque o tempo da promoção vai acabar;
  • de lote — o número de produtos disponíveis é limitado. Se não comprar agora, vai ficar sem.

Afinidade

A empresa que consegue uma aproximação maior com o cliente tem mais chances de fechar a venda.  Essa afinidade pode ser criada por meio da linguagem, dos interesses, do estilo ou de um ideal, por exemplo.

Autoridade

O gatilho mental da autoridade está muito relacionado ao da segurança. Afinal, se uma empresa é autoridade em sua área de atuação, o cliente se sente muito mais seguro para fazer negócios com ela. A produção de conteúdos e a forte presença da marca por meio da mídia paga fazem parte dessa estratégia.

Prova Social

A prova social acontece quando outros consumidores comentam de forma positiva sobre sua marca, seus produtos e serviços. Afinal, um consumidor muitas vezes pede recomendações para amigos e familiares, além de fazer pesquisas na Internet para saber o que dizem as pessoas sobre a compra.

Por isso, o empreendedor precisa desenvolver um bom relacionamento com seus clientes, acompanhando-os ao longo de toda a jornada de compras a fim de garantir sua satisfação com a compra.


Os gatilhos mentais para vendas são ferramentas poderosas nas mãos do empreendedor. Elas fornecem um grande potencial para aumentar o fortalecimento de produtos no mercado, alavancando o crescimento do negócio. Que tal começar a aplicar agora mesmo?

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Dora Abrahão

Redatora

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