Redes Sociais

Por que anunciar em mídia paga?

A cada dia a mídia paga vem se tornando essencial para o crescimento de todo tipo de empresa. Desde pequenos negócios, passando por empresas prestadoras de serviços, até grandes redes de e-commerce.

Em um cenário onde cada vez mais o digital se torna parte do dia-a-dia das pessoas, é indispensável que os negócios estejam no mundo online para alcançar o público desejado. Hoje, vamos explicar a importância de anunciar em mídia paga para as empresas.

Ter um bom posicionamento orgânico na rede de pesquisa do Google, e uma presença forte em redes sociais relevantes para sua empresa, como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, é fundamental. Porém, a mídia paga vem para ajudar no processo de alcance do público ideal, possibilitando um alcance em maior escala.

Através de um bom planejamento de investimento, escolha das plataformas de anúncio, definição de objetivos e seleção de públicos e palavras-chave, é possível ter ótimos resultados em mídia paga.

Por isso, listamos para você algumas das vantagens que a mídia paga é capaz de trazer para seu negócio:

  1. Segmentação do público ideal para sua empresa;
  2. Alcance expandido de sua marca, atingindo novos usuários e reimpactando aqueles que já a conhecem;
  3. Presença em variados canais e momentos da jornada de decisão do usuário;
  4. Mensuração transparente de resultados, possibilitando análises precisas de desempenho;
  5. Flexibilidade para diferentes objetivos de sua empresa (seja aumento de tráfego ao site, contatos, vendas de produtos, engajamento em redes sociais, reconhecimento da marca etc.).

Para ter bons resultados na sua estratégia de marketing digital, também é preciso definir bem esses objetivos da sua empresa. A seguir, veremos a importância de ter metas claras e a escolha das plataformas ideais para atingi-las.


Defina seus objetivos

Existem diversas plataformas de anúncio disponíveis para a divulgação online. Dependendo das suas metas, umas funcionam mais e outras menos. Por isso, se pergunte antes de mais nada: “Qual o objetivo da minha empresa em anunciar em mídia paga?”.

A resposta poderá ser: “Trazer maior reconhecimento da minha marca, escalar a venda de meus produtos, aumentar o volume de acessos em meu site, promover o download do meu aplicativo.

Cuidado para não querer tudo! Sempre há um foco maior para o momento. 

Você pode estar se perguntando: “Mas se minha empresa tiver mais de um objetivo? Quero aumentar meu reconhecimento no longo prazo, mas ao mesmo tempo contribuir para aumento das vendas de meus produtos”.

Objetivos diferentes poderão ser trabalhados em conjunto, de modo a permitir o avanço da estratégia global de sua empresa. No entanto, tenha em mente que diferentes campanhas deverão ser criadas, de modo que métricas específicas para cada objetivo sejam analisadas separadamente.

Tendo estes objetivos definidos, será o momento de definir o plano de investimento em mídia para sua empresa. O qual irá englobar a seleção das plataformas de anúncio, e os tipos de campanha ideais para alcançá-los.

Selecione a plataforma ideal e os tipos de campanhas

Existem diversas opções, as quais vão depender dos objetivos definidos previamente por sua empresa. As plataformas mais utilizadas e aplicáveis a todo tipo de negócio são: Google Ads e Facebook Ads (neste último, está incluído também o Instagram).

O recomendado para se ter um bom plano de investimento em mídia paga é combinar essas plataformas, estando presente em todos os potenciais canais em que seu público-alvo se encontra. Assim, você aproveitará o melhor que cada uma delas pode oferecer, e uma plataforma ajudará a outra!

Por exemplo, campanhas da rede de pesquisa do Google Ads são ótimas para atingir o cliente no momento de busca por um produto ou serviço. Você pode conferir todos os tipos de campanha do Google Ads e seus objetivos aqui.

Pensando em um exemplo para o Facebook Ads, é possível alcançar aqueles usuários que adicionaram produtos ao carrinho mas não finalizaram a compra. Apresentando, então, um criativo com um cupom de desconto para incentivá-lo a finalizar a compra.

E não para por aí! Outras plataformas de anúncio estão disponíveis e podem ser muito úteis para atingir os objetivos de marketing de sua empresa. Dentre elas o Microsoft Ads, o LinkedIn Ads (recomendado para empresas B2B), o Twitter Ads e a Criteo Ads (mídia programática).

Conclusão

Vimos que o marketing digital é essencial para a divulgação e possibilita a expansão de todos os tipos de negócio. Entenda seu público-alvo, os canais online que ele frequenta, seus objetivos, e formule a estratégia de investimento ideal para sua empresa.

Como primeiro passo nesse processo de divulgação online, defina claramente os objetivos globais da empresa. Depois, pesquise sobre as plataformas disponíveis e as melhores opções de campanhas que se encaixam com tais objetivos e públicos.

Um bom plano de mídia e investimento requer esse planejamento inicial e um acompanhamento recorrente das ações a serem realizadas nas campanhas.

Para ajudar no gerenciamento e otimização de mídia paga, a Pareto desenvolveu uma ferramenta baseada em inteligência artificial capaz de simplificar essas ações e proporcionar o melhor desempenho às suas campanhas. Conheça melhor a ferramenta Pareto.io neste outro Blog e entenda como o Pareto.io pode ajudar na gestão de mídia paga.


Gostou do nosso conteúdo? Entenda ainda como funciona o Google Ads, e confira outras dicas para a sua empresa no Blog do Linker.

Dora Abrahão

Redatora

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