Qual a importância de uma conta PJ para a sua empresa?

Neste artigo contamos sobre a importância de ter uma conta PJ e como ela pode ajudar a sua empresa a se organizar e crescer de forma saudável. 

Hoje não existe uma lei que obrigue as empresas a terem uma conta PJ. 

Mesmo sem uma obrigatoriedade legal, a conta PJ é essencial para separar e organizar os gastos da empresa. Ter esse tipo de conta pode evitar alguns tipos de dores de cabeça. 

É comum encontrar empreendedores que acabam usando uma conta de pessoa física para recebimentos e pagamentos da empresa. Esse tipo de atitude pode colocar em risco o futuro da empresa e o capital do sócios. 

Saiba quais pontos podem ajudar e quais podem virar uma dor de cabeça para a sua empresa.

Confusão Patrimonial

Hoje a pessoa jurídica é considerada uma entidade separada dos sócios da empresa. Desta forma, os sócios têm uma espécie de proteção de seu patrimônio pessoal. Porém, caso seja identificado o uso da conta para pagamentos não relacionadas à empresa, esta proteção é perdida.

Usando a conta PJ corretamente, o fisco irá considerar a empresa e os sócios entidades separadas e irá tratar cada um de forma distinta. Sem a separação clara entre empresa e sócios, se configura a prática de Confusão Patrimonial que entrou em vigor no dia 20 de setembro de 2019 através da Lei nº 13.874. Se enquadrada a prática, os sócios perdem a proteção dos bens pessoais.

Para não perder a proteção dos bens pessoais, é essencial usar a conta PJ da empresa de forma correta: controlar todas as entrada e saídas do caixa e realizar o pagamento apenas de contas da empresa. Sendo assim, é muito importante manter a separação clara. Qualquer gasto pessoal dos sócios deve ser pago diretamente da conta pessoal de cada um.

Recebimento

Após prestar serviços ou vender produtos para outras empresas, muitas delas efetuam pagamentos apenas na conta PJ. Este ponto as vezes é levado em consideração apenas de última hora, no momento de receber o valor pelo serviço prestado ou produto vendido.

Você pode ter seus recebimentos travados e ser surpreendido na hora de receber. Sendo assim, garanta o recebimento com uma conta PJ em nome da sua empresa.

Crédito

Empresas que têm uma conta PJ podem encontrar linhas de crédito com mais facilidade e neste aspecto existem diferentes delas que variam de acordo com a necessidade e tipo de empresa.

Por exemplo empresas com receita recorrente podem contar com uma linha específica para esse modelo de negócios.

Ter uma conta PJ pode também simplesmente aumentar as chances de ter uma linha de crédito para a empresa. Dessa maneira, fica mais claro para a instituição financeira como se comporta o fluxo de caixa do seu negócio e isso trás mais segurança para a operação permitindo juros mais baixos ou um prazo maior para pagamento.

Após contratar uma linha de crédito para a empresa, muitos bancos e financeiras depositam o valor contratado apenas na conta PJ da empresa. Esse ponto pode ser algo que passa despercebido na hora de contratar uma linha de crédito e pode causar uma grande dor de cabeça na hora de receber o valor contratado.

Conta Digital PJ

Hoje você tem a opção de abrir uma conta PJ de forma rápida e sem burocracias, é a conta PJ digital. 

Com ela, você tem acesso a todos os serviços bancários como pagamentos e transferências por aplicativo ou internet banking, reduz os custos com transações e boletos, tem atendimento rápido que resolve seus problemas e ainda pode contar com facilidades para o dia a dia financeiro da empresa. 

Esse tipo de conta envolve menos burocracias, mais agilidade e menor custo. Confira todos os benefícios que a conta digital pode trazer para o dia a dia financeiro da sua empresa clicando aqui


Agora que você já sabe todas as vantagens de ter uma conta PJ para a sua empresa, que tal criar a sua? É só clicar aqui e começar. 

Diandra Guimarães

Head de Comunicação e Parcerias

Posts relacionados

3 Comments

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *