linker bank, banco pj

Resoluções para um ano melhor na sua empresa

Preparado para 2022? Confira algumas das principais medidas que você pode tomar para alcançar as resoluções para o próximo ano!

Novo ano e novas metas! O início de um ano muitas vezes marca a definição de novas metas, resoluções e etapas de um negócio. Pode funcionar como um reset ou um recomeço na mentalidade e no moral do empreendedor, ganhando fôlego para avançar em pontos que não se obteve êxito no período anterior.

No entanto, é mais fácil criar uma lista de resoluções do que cumpri-las, não é verdade? Se não houver um bom planejamento e a definição de ações concretas, os erros do ano anterior podem se repetir e, com isso, o crescimento da empresa fica comprometido.

Confira essas dicas que podem ajudar você a cumprir as resoluções para um ano muito melhor no seu negócio.  

1. Focar nas tarefas mais importantes 

O volume de tarefas que o empreendedor precisa gerenciar é muito grande. Muitas vezes, o trabalho envolve tanto a parte administrativa quanto as atividades diretamente ligadas ao produto ou serviço fornecido aos clientes.

Por isso, foque no que é mais importante. No fim do dia anterior, faça uma lista das tarefas que merecem mais atenção. Essas são as mais urgentes e aquelas que trazem um impacto maior no negócio. 

Para não se perder nessa gestão de tarefas, você pode usar diferentes ferramentas, como aplicativos, programas ou agendas. Lembre-se que, para manter o foco é importante ter organização. 

2. Manter o otimismo

Sabemos muito bem que os últimos anos não têm sido nada fáceis. Isso pode tirar o ânimo do empreendedor de buscar formas de melhorar a rentabilidade do negócio. Mas renove seu otimismo! Não deixe de aproveitar as oportunidades, por menores que sejam. E o mais importante, pare e veja as suas pequenas conquistas, pois foi com o seu esforço que você chegou onde está hoje! 

Como diz Ana Raia, na campanha Empreender é Acredit@r, faz parte dessa jornada estar “fora da zona de conforto todos os dias”. Acredite que, apesar dos desafios, os ganhos, a realização e a satisfação também é possível.

3. Gerenciar pessoas com inteligência 

Profissionais alinhados com a missão, visão e valores da empresa é fundamental para alcançar as resoluções para os próximos meses. Afinal, contar com pessoas talentosas contribui para aumentar sua lucratividade e qualidade de seus serviços, produtos e seu atendimento. E para manter o clima na sua empresa saudável e ter bons resultados, é importante ter um time que tenha principalmente os mesmos valores culturais da sua empresa. Uma empresa é feita de pessoas, e quando todos caminham juntos com o mesmo objetivo, os desafios são superados com mais facilidade. 

4. Gerenciar recursos financeiros com organização

Organização é a base para ter um ano mais tranquilo na sua empresa. E para manter a vida financeira saudável é fundamental contar com soluções que facilitam a análise das entradas e saídas no seu caixa.

A nossa dica é apostar no uso do Multicartões Linker. Aqui você pode emitir até 40 cartões físicos adicionais para os times da sua empresa, com nomes personalizados e limites de gastos definidos. Chega de perder tempo compartilhando a senha de acesso da conta PJ, ou tendo que ligar na central para desbloquear o cartão por suspeita de fraude.

Com o Multicartões, fica mais fácil manter os gatos organizados. Além do mais, o seu extrato fica mais organizado e você economiza tempo quando for enviar os relatórios para o seu contador.

Abra a sua conta e solicite os seus Multicartões hoje mesmo!

5. Ter equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal 

Um dos grandes desafios do empreendedor é gerenciar bem o tempo. Ao mesmo tempo em que a produtividade é importante para garantir o cumprimento das tarefas, o excesso de trabalho gera estafa, estresse e prejudica a vida pessoal. Então, não tente “romantizar” o excesso de trabalho.

Por isso, é importante manter o equilíbrio e usar ferramentas e técnicas que ajudem a manter uma organização diária de trabalho satisfatória. Trabalhar constantemente além do normal não é nada normal, ok? O excesso de produtividade atrapalha justamente na sua produtividade diária. 

6. Apostar na escuta ativa

A escuta ativa é uma técnica de diálogo que consiste em dar atenção máxima à fala do seu interlocutor, interagindo com perguntas, linguagem corporal, entre outras ações. Esse tipo de habilidade pode ajudar você a focar no “nós” da empresa, em vez de se concentrar apenas em suas ideias e metas. Essa é uma das qualidades mais atraentes de um líder.

E vale reforçar, um bom líder não “manda”. Pelo contrário, ele caminha junto ao seu time e também executa tarefas diárias.

6. Avaliação periódica dos rumos da empresa

Essa é uma prática que deve ser aplicada não somente no fim e início do ano. A avaliação periódica ajuda a calibrar as ações da empresa, assegurando que ajustes sejam feitos para atingir suas resoluções.

Nesse aspecto, é fundamental ter uma boa organização contábil. Com tudo registrado e com as ferramentas certas, você consegue gerar relatórios e tirar extratos inteligentes que facilitam a análise das suas transações.

7. Ser resiliente e não se intimidar com a concorrência

Lembre-se que existe espaço para todos, e devemos aprender e aproveitar o sucesso dos concorrentes para crescer também no nosso segmento. O mercado sofre modificações muito rápidas. Por isso, é fundamental ser resiliente e mais adaptável, segundo o seu segmento de atuação. Dica: mantenha a sua pesquisa de concorrentes sempre atualizada. 

8. Adotar estratégias de Marketing e redes sociais

O relacionamento com seus clientes é um dos pontos-chaves para o crescimento do seu negócio e pode ser decisivo para alcançar as resoluções para o próximo ano. Nesse processo, o marketing e as redes sociais têm sido os pilares na manutenção de uma relação duradoura e próxima com seu público. E não se esqueça do SAC nas redes sociais e demais canais, o mínimo que uma empresa deve oferecer para os seus clientes, são canais de atendimento que funcionam. 

9. Analisar a imagem e a reputação da sua empresa

O público tem ficado cada vez mais exigente e atento a como suas ações impactam a sociedade. Por isso, esteja atento ao tipo de imagem que seu negócio está criando aos olhos dos seus clientes. Aposte na representatividade do quadro de funcionários e ações de inclusão, que são aspectos básicos da tendência ESG.

Para se inspirar nas resoluções para o próximo ano, confira o vídeo especial que fizemos com Ana Raia, palestrante, professora e especialistas em desenvolvimento humano.

Prepare-se para mais um ano com novos desafios e novas conquistas. E conte com a gente para ajudar o seu negócio a decolar, vamos juntos! Abra a sua conta e conheça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima

Fique por dentro


Que tal receber no seu e-mail conteúdos que podem ajudar na gestão da sua empresa?

Preencha seu nome e e-mail: